Professores puxam greve e aulas presenciais na Ufac serão por uma semana

Sem acordo com o governo Federal, as presenciais na Universidade Federal do Acre deve durar apenas uma semana. Os professores se prepararam para fazer uma manifestação pelos campus da UFAC em Rio Branco e Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira. E na sexta-feira será realizada uma assembleia para deliberar greve. A paralisação começaria em 30 de março.

A notícia vem justamente quando os alunos retornariam às aulas presenciais nessa segunda-feira, depois de dois anos com as portas fechadas por causa da pandemia.

Em algumas universidades o movimento de greve dos docentes já começou.

No Acre, os professores vão esperar mais um pouco. Até o dia 30 a categoria aguarda que o governo federal possa reavaliar o pedido de 19% de reajuste salarial.

Segundo a adufac, Associação dos Docentes da Ufac, as perdas salariais nos últimos 9 anos chegam a 56%.

“O que estamos pedindo agora é apenas as perdas dos últimos dois anos. O governo precisa entender que houve uma redução no poder de compra e na qualidade de vida dos professores. Queremos o mínimo”, disse João Lima, diretor da Adufac.

Se o governo decidir ouvir e atender a categoria, os alunos da UFAC vão assistir aula sem os entraves da greve até o ano que vem. Se o governo manter a política de não reajuste, como vem fazendo nos últimos anos, as aulas no retorno da UFAC vão durar 8 dias.

China anuncia exercícios militares nos arredores de Taiwan

O exército chinês anunciou a mobilização de unidades do exército da marinha, da força aérea e de mísseis ao redor de Taiwan em grandes...

Incêndio em lar de idosos deixa 16 mortos na Indonésia

Um incêndio em um lar de idosos matou 16 pessoas na cidade de Manado, na ilha de Sulawesi, Indonésia, segundo um oficial da polícia...

Descarrilamento de trem deixa ao menos 13 mortos no México

Ao menos 13 pessoas morreram e 98 ficaram feridas aós o descarrilamento de um trem interoceânico com 250 pessoas abordo neste domingo (28), no...