Carros quebrados, sem gasolina, sem título da terra: Bolsonaro corta verbas e Incra pára tudo nos 157 assentamentos do Acre

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na semana passada o cortes de verbas para as sedes do Incra em todo Brasil para atividades que não “sejam urgentes”.
A questão é que não tem mais o que cortar. Segundo o superintendente do Incra no Acre, Sérgio Bayun, desde janeiro desse ano o repasse cobre apenas os serviços de limpeza e segurança.

Os trabalhos de campo estão parados desde o dia primeiro de janeiro. Sem esse serviço, que é verificar os lotes e os assentamentos, o Incra não pode expedir os títulos das terras.
Hoje as equipes estão paradas e os veículos estacionados no pátio da sede. Não existe dinheiro para a manutenção dos veículos. Tem dias que falta até combustível para fazer serviços na cidade. Não existe, sequer, previsão para o conserto dos carros que estão na oficina. Sem as equipes externas, o Incra não tem como apurar denúncias e as metas para 2022 serão impossíveis de serem alcanças.

Segundo Sérgio Bayun, além da falta de recurso para manter os serviços, manutenção dos veículos e dos prédios, faltam também servidores.

Atualmente o Incra é o responsável por 157 projetos de assentamento e tem nos seus quadro apenas 109 funcionários.

“Há anos, quando tinha apenas 11 projetos, o Incra contava com 800 servidores. Nos últimos anos muitos trabalhadores se aposentaram ou pediram transferência para outros estados. Tem mais assentamento que servidor e muitos do que restaram estão em período de pedir aposentadoria, o que é mais grave”, relatou.
A direção do Incra acredita que nos próximos meses o governo federal deve mudar sua política e enviar recursos.

 

 

Governistas veem pontapé em projeto para avançar na revisão de isenções

Aliados do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcaram na urgência de um projeto que exige a revisão periódica de benefícios...

Governo quer virar o jogo dizendo que quer justiça social, diz Eurasia

O governo federal está adotando uma nova estratégia para lidar com a crise política e melhorar sua imagem perante a opinião pública, segundo análise...

Análise: Visita de Lula a Cristina Kirchner é justificável

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner tem gerado discussões sobre as implicações diplomáticas e...