Eleição de Néia (Tarauacá) investigada: vereador Claves, presidente do Conselho de Saúde e ex-secretário Dey Martins acordam com a PF

Dey Martins, do Conselho Municipal de Saúde

A Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral fizeram buscas e apreensões nas residências do vereador Pedro Claves, de Tarauacá (foto), e do ex-secretário municipal de Saúde Dey Martins, na manhã desta quarta-feira (25). O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jarbas Lopes, também foi acordado pelos agentes federais. O trio, de acordo com a PF, compunha uma organização criminosa ainda na gestão da prefeita Marilete Vitorino (PSD), e operou para comprar apoio e votos e assim beneficiar a eleição da atual prefeita Lucinéia Sérgio, esposa do deputado federal Jesus Sérgio (PDT).

A PF apurou ainda que os investigados compraram voto votos usando dinheiro público nas eleições para prefeito e vereadores, em 2020. As acusações são de corrupção eleitoral ativa e passiva, associação criminosa e peculato ocorridos durante as eleições municipais de 2020 em Tarauacá/AC.

Os candidatos investigados ao pleito eleitoral de 2020 negociaram votos com eleitores para os cargos de Prefeito(a) e vereador(a), ambos da cidade de Tarauacá/AC.

A trama delituosa era concretizada pelos candidatos quando entregavam aos eleitores vantagens diversas como dinheiro, passagens rodoviárias, gêneros alimentícios, dentre outros.

Durantes as diligencias policiais, verificou-se que parte dos recursos utilizados na compra de votos era oriundo do cofre público, o que também caracteriza o crime de peculato.

O nome da operação faz menção à máquina de justiça utilizada pelos gregos que sorteavam os candidatos que assumiriam posições de autoridade em Atenas. A prática impedia que forças econômicas e religiosas exercessem influência sobre a escolha dos representantes do povo acarretando o monopólio do poder político.

Os envolvidos poderão responder pelos delitos dos art. 299 do Código Eleitoral (corrupção eleitoral), art. 288 (associação criminosa) e 312 (peculato), ambos do Código Penal.

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da...

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, neste domingo (17), um alerta de vendaval que pode atingir cerca de sete estados do Brasil. Um...

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho

O tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, pode gerar um volume de 30 mil...