O delegado geral de Polícia Civil, Henrique Maciel, disse que a Delegacia de Flagrantes atende e encaminha apuração para todo caso de violência contra a mulher, inclusive situações de feminicídio. “A qualquer hora do dia e da noite esse procedimento é realizado,. até mesmo nos feriados e finais de semana”, esclarece.
“Temos delegado de plantão 24 horas e a estrutura montada ali permite registrar a ocorrência e solicitar exame de corpo de delito, os mesmos procedimentos realizados pela DEAM”, explicou.
O Seringal buscou um esclarecimento do delegado geral diante de uma cobrança de advogados e vítimas de violência que reivindicam o funcionamento dia e noite das Delegacias Especializadas no Combate a Crimes Contra a Mulher.
A advogada Valdete Souza, por exemplo, conselheira de honra do Conselho Estadual de Defesa das Mulheres Vítimas de Violência, sustenta que os agressores agem com mais frequência quando estão sob efeito de álcool, na noite e na madrugada.
“A DEAM funcionando 24 horas é reivindicação antiga, e possibilitaria mais celeridade na apuração e punição dos agressores. Estão matando as nossas mulheres”, lamentou. “Reconheço as melhorias na Segurança Pública proporcionadas pelos investimentos grandiosos no setor, mas tenho certeza que nosso governador está atento para dar uma resposta ainda melhor a estas famílias”, concluiu a advogada.