O senador Márcio Bittar tenta emplacar o pecuarista José Lopes Júnior namorado da influencer acreana Sofia Brunetta, na fraquíssima chapa de deputado federal pelo PL (Partido Liberal). Lopes é um multimilionário da região de Boca do Acre (AM), onde o senador também seria proprietário de extensas propriedades rurais.
Sofia era assessora do senador, foi exonerada e, a pedido do senador, nomeada em cargo generoso no Governo do Acre. O pai, Zé Lopes, tido como “agiota de políticos (financiador de campanhas no estado vizinho), foi preso na Operação Ojuara, da Polícia Federal, em 8 de maio de 2019, acusado de integrar organização criminosa que cometia danos ambientais, lavagem de dinheiro e corrupção. A família seria dona de mais de 100 mil cabeças de gado.
À época, foram apreendidas cinco armas de fogo, sendo duas espingardas e três revólveres e munições; um avião monomotor; cinco caminhonetes, onze tratores, 7.480 cabeças de gado, aproximadamente R$ 800 mil em dinheiro, celulares, mídias e documentos diversos. A casa de Lopes foi inteiramente vasculhada e também foram alvos servidores da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre – que responde pela fiscalização ambiental em parte dos municípios do Sul do Amazonas.
Em 22 de maio de 2019, a juíza federal Jaiza Maria Fraxe determinou a retirada da tornozeleira eletrônica imposta ao empresário José Lopes em substituição à prisão preventiva.
O pecuarista alegou que pertence ao grupo de risco para Covid-19 e enfrentaria dificuldades para vir a Manaus fazer a manutenção do aparelho de monitoramento.
As convenções partidária vêm aí…