Irregularidade identificada: MP abre investigação em contrato emergencial da prefeitura com a nova empresa de transporte público de Rio Branco

Nesta quarta-feira, 29, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Patrimônio Público, Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, instaurou um inquérito civil para averiguar possíveis irregularidades na contratação emergencial da empresa Ricco Transportes e Turismo Ltda pela Prefeitura de Rio Branco para prestação de serviços de transporte coletivo urbano.

A investigação busca saber de que forma foi conduzido o Processo de Contratação Emergencial para transporte coletivo urbano, que culminou na contratação pública da empresa Ricco Transportes e Turismo Ltda, no âmbito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS).

Para dar início à apuração, o MPAC levou em consideração denúncias registradas e o teor do Relatório de Análise Técnica n. 101/2022, elaborado pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro – LAB-LD, do MPAC.

Em suma, o documento aponta a existência de violação aos ordenamentos da Lei de Concessões n. 8.987/95 e aos princípios da competitividade, impessoalidade e igualdade na escolha da referida empresa no certame supra mencionado, fls. 1443/1452.

As informações são da assessoria do MPAC, que não entrou em detalhes sobre as irregularidades identificadas.

Veja abaixo o que disse o prefeito Tião Bocalom na assinatura do contrato, em 8 de fevereiro deste ano.

Bruna Fernandes Dias, sócia-proprietária da Ricco, disse que a empresa trouxe para Rio Branco 60 ônibus e que inicialmente 43 serão disponibilizados para atender as linhas de responsabilidade da Auto Viação Floresta.

A empresária participou do evento acompanhada do pai Ewerson Dias, que também é um dos sócios da Ricco. Ela explicou que, atendendo a uma sugestão do prefeito Tião Bocalom,  90% da mão-de-obra utilizada pela empresa será local e que foram priorizados os profissionais que atuavam na Auto Viação Floresta.

“A Ricco está trazendo uma inovação para o transporte público daqui. Espero abraçar a cidade e que a cidade também nos abrace. A gente fez uma seleção de noventa operários, motoristas que eram da empresa Floresta e que vão trabalhar para nós”, explicou Bruna.

O superintendente da RBTrans em exercício, Francisco José Benício Dias, ressaltou o empenho do prefeito Tião Bocalom, que vem trabalhando de forma corajosa e determinada para ofertar um serviço na área do transporte público à altura das necessidades da população rio-branquense.

“Esse era o passo fundamental. A partir de agora nós temos o start da operação. Assinado o contrato, a RBTrans vai emitir ordens de serviços emergenciais e vai começar a operar nas trinta e uma linhas da Auto Viação Floresta com a nova frota da empresa Ricco”, explicou Benício.

Durante o ato de assinatura do contrato emergencial o prefeito Tião Bocalom disse que a Prefeitura está fazendo de tudo para melhorar o transporte coletivo de Rio Branco. “A gente não vai resolver isso em um ano. Mas acredito que até o final do nosso mandato o transporte coletivo terá uma nova cara”, concluiu.

Miguelito, jogador do América-MG, é preso por injúria racial contra Allano, do Operário-PR

Durante a partida entre América-MG e Operário-PR pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o meio-campista Miguelito, do time mineiro, foi preso...

Ex-BBB Larissa sofre acidente em casa: ‘Levei 14 pontos’

A ex-BBB Larissa Santos, que participou do BBB 23, revelou aos 2,7 milhões de seguidores que sofreu um acidente em casa. Ela foi tomar...

CBF admite convocação sem técnico, mas promete definição até semana que vem

Com o prazo da FIFA para a convocação da Seleção Brasileira se aproximando, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trabalha com duas frentes: concluir...