Ele acaba de alcançar mais uma exclusividade no meio policial acreano ao ser homenageado pela Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes com a Cruz do Mérito da Amazônia, uma honraria concedida somente aos que se destacam em seu meio profissional, artístico ou cultural.
A homenagem é o reconhecimento da brilhante carreira militar do oficial da PM/AC, que tem como destaque a participação dele na missão de paz da ONU, no Sudão do Sul, em 2015, quando comandou, com sucesso, o contingente de policiais brasileiros enviado para proteger a população local e controlar a guerra civil naquele país da África do Norte.
Ao voltar para o Brasil, ele foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito das Nações Unidas para quem serve em missão de Paz e recebeu, também, as justas homenagens do governo acreano e, principalmente, do comando de sua corporação em Rio Branco.
A exemplo das outras vezes em que já foi homenageado, o coronel agradeceu a Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes pelo reconhecimento e demonstrou gratidão à família e amigos que sempre estiveram ao seu lado.
Considerado um dos melhores policias do Acre nos quadros da Policia Militar, Kinpara já exerceu varias funções dentro da corporação e chegou ao posto de comandante
Veja baixo o histórico curricular de Marcos da Silva Kinpara
A Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes, após extensa análise documental, pesquisa pública e Sessão Ordinária do Conselho, resolve:
Indicar para o recebimento da honraria, A Cruz do Mérito da Amazônia, Grau Comendador, a ser entregue no V Encontro Amazônico da Instituição, a se realizar no dia 12 de março de 2022, nas dependências do Salão Nobre do AFA Jardim Buffet, na cidade de Rio Branco, Estado do Acre, o Sr. Coronel PM MARCOS DA SILVA KINPARA:
Bacharel em Segurança Pública pelo Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba;
Graduado em Letras Inglesas pela Universidade Federal do Acre (UFAC);
Bacharel em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO),
Curso Info-Communication (Comunicações Informatizadas) realizado no Japão – 2009;
Curso Special Operations Research and Development (Pesquisa e Desenvolvimento de Operações Especiais) realizado na Carolina do Sul – Estados Unidos – 2011;
Curso Combat Shooting (Tiro de Combate) realizado na Flórida – Estados Unidos -2012;
Curso Vip Protection (Proteção VIP) realizado na Flórida – Estados Unidos -2012;
Curso Law Enforcement Management (Gestão em Segurança Pública) realizado na Flórida – Estados Unidos -2012.
Em 2015 participou de processo de seleção para Missões da ONU realizado na cidade de Manaus – Amazonas, tendo sido aprovado nos testes de língua inglesa, tiro prático, direção veicular e informática. Após sua aprovação o referido Oficial foi convocado e serviu como Policial das Nações Unidas na Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul – UNMISS, sendo o Comandante do Contingente de Policiais Brasileiros naquele País.
Foi Condecorado com a Medalha da organização das Nações Unidas chamada In the Service of the Peace (A serviço da Paz). O Coronel PM Marcos da Silva Kinpara foi e é o único Policial Militar do Acre habilitado e que serviu nas Missões de Paz da ONU.
Algumas funções importantes no decorrer da sua carreira:
Comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar – 2003;
Comandante do Policiamento de Guarda das Pousadas – 2004;
Comandante da Companhia de Trânsito – 2006;
Comandante do 10° Batalhão no município de Brasiléia/AC – 2009;
Comandante do 2° Batalhão na capital – 2010/2012;
Comandante do 1° Batalhão na capital – 2014;
Corregedor Geral da Polícia Militar do Acre – 2015;
Comandante do Policiamento Operacional I – 2016;
Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Acre – 2018.
Parabenizamos o agraciado e desejamos-lhe, cada dia mais sucesso em todas as etapas da sua vida.