Latam quebra contrato e ameaça a sobrevida de centenas de pacientes do Acre com câncer e problemas cardíacos

Já faz mais de um mês que o SUS deixou de realizar o exame de cintilografia devido à falta de uma substancia chamada radiofarmaco, essencial para a identificação de câncer e problemas cardíacos.

A companhia área LATAN se recusou a transportar o produto de São Paulo para Rio Branco sob alegação de que se trata de uma substância radioativa que requer cuidados especiais no translado e o preço pago pelo frete não é satisfatório para a empresa. O contrato foi quedo com o Governo do Acre.

Antes da quebra de contrato a LATAM cobrava cerca de 1.400 reais pelo transporte da carga semanalmente. Depois passou a exigir 7.500 para trazer o carregamento só até Porto Velho (RO) . Até a capital acreana o produto seguia de carro pela BR-364, mas a partir da segunda quinzena do mês passado a empresa passou a recusar o embarque da carga em São Paulo.

Em nota, a LATAM disse que o preço do frete que vinha sendo praticado era inferior à realidade de mercado para o transporte desse tipo de produto radioativo e só deve retomar o contrato de prestação de serviço se houver reajuste nos valores.

O Centro de Diagnostico por Imagens do Acre (CEDIAC), laboratório terceirizado pelo hospital Santa Juliana e detentor do contrato com o governo Acreano para a realização dos exames, diz que já entrou com ação na justiça federal e estadual para fazer a companhia aérea honrar seu compromisso contratual.

O médico Carlos Emilio, diretor clinico do CEDIAC, afirma que já informou o impasse aos órgãos competentes e procurou a Secretaria Estadual de Saúde para pedir ajuda na esperança que o governo ajude a encontrar uma solução para o problema.

“Nos já adotamos todas as medidas possíveis para resolver o problema e até agora não conseguimos. Estivermos pessoalmente com a secretaria de saúde Paula Mariano para pedir ajuda na tentativa de evitarmos o colapso total do atendimento a esse tipo de paciente no estado, mas até agora nada”, disse o médico.

A secretaria estadual de saúde, informou através de comunicado emitido por sua assessoria de imprensa que de sua parte compete apenas acionar na justiça o hospital e o laboratório contatados para eles voltem a atender os pacientes encaminhados pelo sistema único de saúde sob pena de perda do contrato. E isso já teria sido feito.

O Acre tem hoje a média de 600 novos casos de câncer diagnosticados anualmente. Quanto mais cedo houver a confirmação laboratorial da doença, mais rápido se inicia o tratamento e maior é a chance de cura do paciente.

O O Seringal apurou que o medicamento é uma substância altamente radioativa de validade curta que possui legislação própria para o transporte aéreo com manuseio diferenciado das demais cargas.

A LATAM é hoje a única companhia aérea em operação para o Estado do Acre que possui autorização para o embarque desse tipo de carga.

As demais companhias áreas que manifestaram interesse em assumir o contrato de transporte do produto, semanalmente, de São Paulo para a capital acreana, Rio Branco, esbarraram na burocracia aeroportuária e até agora não conseguiram homologação para realizar a operação.

Sobre o Cintilografia

A cintilografia é um método de diagnóstico por imagem amplamente utilizado na detecção e acompanhamento de diversas doenças. A Medicina Nuclear – especialidade que realiza os exames de cintilografia – é uma área médica em constante evolução. Muitos pacientes se assustam com o pedido destes exames, grande parte das vezes por puro desconhecimento.

MC Ryan SP: relembre as polêmicas do cantor

O cantor MC Ryan SP é famoso por suas participações em músicas como “Let’s Go 4“, “Tubarão Te Amo“, “Dentro da Hilux” e “Viciado...

Família faz vaquinha para pagar traslado do corpo de arquiteto morto no Rio

A família do arquiteto Igor Sousa da Costa faz uma vaquinha na internet para arrecadar dinheiro para arcar com os custos do traslado do...

Trump diz que houve “grande progresso” com China após 1º dia de negociações

O presidente Donald Trump disse no sábado (10) que houve “grande progresso” nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, em meio a...