Já faz mais de um mês que o SUS deixou de realizar o exame de cintilografia devido à falta de uma substancia chamada radiofarmaco, essencial para a identificação de câncer e problemas cardíacos.
A companhia área LATAN se recusou a transportar o produto de São Paulo para Rio Branco sob alegação de que se trata de uma substância radioativa que requer cuidados especiais no translado e o preço pago pelo frete não é satisfatório para a empresa. O contrato foi quedo com o Governo do Acre.
Antes da quebra de contrato a LATAM cobrava cerca de 1.400 reais pelo transporte da carga semanalmente. Depois passou a exigir 7.500 para trazer o carregamento só até Porto Velho (RO) . Até a capital acreana o produto seguia de carro pela BR-364, mas a partir da segunda quinzena do mês passado a empresa passou a recusar o embarque da carga em São Paulo.
Em nota, a LATAM disse que o preço do frete que vinha sendo praticado era inferior à realidade de mercado para o transporte desse tipo de produto radioativo e só deve retomar o contrato de prestação de serviço se houver reajuste nos valores.
O Centro de Diagnostico por Imagens do Acre (CEDIAC), laboratório terceirizado pelo hospital Santa Juliana e detentor do contrato com o governo Acreano para a realização dos exames, diz que já entrou com ação na justiça federal e estadual para fazer a companhia aérea honrar seu compromisso contratual.
O médico Carlos Emilio, diretor clinico do CEDIAC, afirma que já informou o impasse aos órgãos competentes e procurou a Secretaria Estadual de Saúde para pedir ajuda na esperança que o governo ajude a encontrar uma solução para o problema.
“Nos já adotamos todas as medidas possíveis para resolver o problema e até agora não conseguimos. Estivermos pessoalmente com a secretaria de saúde Paula Mariano para pedir ajuda na tentativa de evitarmos o colapso total do atendimento a esse tipo de paciente no estado, mas até agora nada”, disse o médico.
A secretaria estadual de saúde, informou através de comunicado emitido por sua assessoria de imprensa que de sua parte compete apenas acionar na justiça o hospital e o laboratório contatados para eles voltem a atender os pacientes encaminhados pelo sistema único de saúde sob pena de perda do contrato. E isso já teria sido feito.
O Acre tem hoje a média de 600 novos casos de câncer diagnosticados anualmente. Quanto mais cedo houver a confirmação laboratorial da doença, mais rápido se inicia o tratamento e maior é a chance de cura do paciente.
O O Seringal apurou que o medicamento é uma substância altamente radioativa de validade curta que possui legislação própria para o transporte aéreo com manuseio diferenciado das demais cargas.
A LATAM é hoje a única companhia aérea em operação para o Estado do Acre que possui autorização para o embarque desse tipo de carga.
As demais companhias áreas que manifestaram interesse em assumir o contrato de transporte do produto, semanalmente, de São Paulo para a capital acreana, Rio Branco, esbarraram na burocracia aeroportuária e até agora não conseguiram homologação para realizar a operação.
Sobre o Cintilografia
A cintilografia é um método de diagnóstico por imagem amplamente utilizado na detecção e acompanhamento de diversas doenças. A Medicina Nuclear – especialidade que realiza os exames de cintilografia – é uma área médica em constante evolução. Muitos pacientes se assustam com o pedido destes exames, grande parte das vezes por puro desconhecimento.