O cenário da disputa presidencial se manteve estável nos últimos quinze dias, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (29). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% e Jair Bolsonaro (PL), 32% – os mesmos números da pesquisa de 15 de agosto. O levantamento foi contratado pela “TV Globo”.
A pesquisa Ipec foi a campo após as sabatinas dos principais candidatos ao “Jornal Nacional”, na semana passada, e parte dos questionários foi aplicado nesta segunda-feira, depois do primeiro debate entre os presidenciáveis, o debate da Band, na noite de domingo.
Depois de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, Simone Tebet (MDB) com 3% e Felipe D’Avila (Novo) com 1%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Tebet está empatada tecnicamente com Ciro e D’Avila no limite da margem de erro.
Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, Lula tinha 44%, Bolsonaro 32%. Ciro tinha 6% e Tebet, 2%.
Foram ouvidos 2 mil eleitores com 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro sobre o total da amostra de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro ocorreu no Tribunal Superior Eleitoral TSE) sob o código BR-01979/2022.
Fonte: Valor Econômico