Bolsonaristas retiram do ar centenas de vídeos do YouTube com desinformação e ataques ao TSE e ao STF

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e canais de extrema-direita aceleraram movimento de retirada de vídeos contendo desinformação e ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo menos 5 mil vídeos publicados entre dezembro de 2017 e agosto de 2022 foram retirados do ar na última semana. É o que aponta levantamento feito pela Novelo Data em parceria com a Essa Tal Rede Social a partir de conteúdos publicados no YouTube.

O destaque é o canal Universo, que concentra 477 mil inscritos e retirou 3.012 conteúdos desinformativos e com ataques às instituições na última semana. A conta é administrada pelo bolsonarista e sósia do cantor Roberto Carlos, Roberto Boni. Se contar o material excluído também de sua conta secundária, a Universo Filial, com 53 mil inscritos, o número chega a 3.091.

Candidato a deputado estadual por São Paulo pelo PMB, Boni é investigado pelo TSE por ataques às urnas eletrônicas. Em 2021, ele teve o canal desmonetizado pelo tribunal por espalhar desinformação sobre o processo eleitoral.

Outras contas de extrema-direita tiveram um grande movimento de exclusão de vídeos na última semana. É o caso do canal Questione-se, com 949 mil inscritos, em que os responsáveis pelo perfil esconderam 759 publicações que continham ataques a desafetos de Bolsonaro, entre eles ministros do STF, e que questionavam o sistema eleitoral brasileiro.

O engajamento de contas de apoiadores de Bolsonaro e de extrema-direita na remoção de conteúdos desinformativos, sobretudo após os atos do 7 de Setembro, está associada com temores de retaliação por parte do TSE, que desenvolveu ferramentas de fiscalização para avaliação de conteúdo, na avaliação do fundador da Novelo Data, Guilherme Felitti.

Dinamarca inaugura primeira grande usina de e-metanol do mundo

A primeira planta de e-metanol em escala comercial do mundo iniciou suas operações nesta terça-feira (13) na Dinamarca, com a gigante da navegação Maersk pronta para...

Cracolândia vazia: moradores relatam dispersão de usuários por São Paulo

A Rua dos Protestantes, tradicional ponto de concentração da Cracolândia na região da Santa Ifigênia, amanheceu com um cenário diferente nesta semana: o fluxo...

“Divaldo: O Mensageiro da Paz”: conheça o filme sobre Divaldo Franco

O médium brasileiro Divaldo Franco morreu na noite de terça-feira (13), em Salvador, na Bahia, em decorrência de um câncer na bexiga. Ele era referência no...