Cabos eleitorais “sebosos” são presos em Rio Branco por derramamento de santinhos nas ruas

Na madrugada desse domingo a Polícia Federal realizou a operação “Voo da Madrugada”, com o objetivo de combater o derramamento de “santinhos” no dia das eleições estaduais e federais.
A legislação eleitoral permite que até a véspera da eleição os candidatos distribuam material de campanha. Contudo, a distribuição de qualquer tipo de propagando eleitoral, no dia da eleição, é ilegal.
Infratores se aproveitam da madrugada para descarregar “santinhos” dos candidatos nas ruas das cidades, principalmente nas regiões próximas aos locais de votação, para tentar angariar eleitores indecisos pelo caminho. Assim, esses eleitores utilizam os santinhos irregularmente derramados como “cola” para regrar seu voto na urna eletrônica.

Foram lavrados 4 procedimentos na cidade de Rio Branco, 13 pessoas foram conduzidas e os materiais de publicidade foram apreendidos.
Além de politicamente incorreta e ecologicamente repudiada, essa prática configura o crime de propaganda eleitoral irregular (art. 39, §5, II da Lei 9.504/97) cuja penalidade é de detenção, de seis meses a um ano.

Atlético-MG 3 x 1 Caracas: melhores momentos da Sul-Americana

O Atlético-MG deu importante passo para conseguir a classificação para o mata-mata da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (15), os alvinegros receberam o Caracas, na Arena MRV, em...

Enem 2025: prazo para pedir recurso na isenção termina nesta sexta (16)

Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não foi contemplado com o benefício, tem até...

Funeral de influenciadora do TikTok assassinada é realizado no México

Parentes e amigos se reuniram nesta quinta-feira (15) para se despedir de Valeria Márquez, empreendedora e influenciadora mexicana do setor de beleza que foi...