Cabos eleitorais “sebosos” são presos em Rio Branco por derramamento de santinhos nas ruas

Na madrugada desse domingo a Polícia Federal realizou a operação “Voo da Madrugada”, com o objetivo de combater o derramamento de “santinhos” no dia das eleições estaduais e federais.
A legislação eleitoral permite que até a véspera da eleição os candidatos distribuam material de campanha. Contudo, a distribuição de qualquer tipo de propagando eleitoral, no dia da eleição, é ilegal.
Infratores se aproveitam da madrugada para descarregar “santinhos” dos candidatos nas ruas das cidades, principalmente nas regiões próximas aos locais de votação, para tentar angariar eleitores indecisos pelo caminho. Assim, esses eleitores utilizam os santinhos irregularmente derramados como “cola” para regrar seu voto na urna eletrônica.

Foram lavrados 4 procedimentos na cidade de Rio Branco, 13 pessoas foram conduzidas e os materiais de publicidade foram apreendidos.
Além de politicamente incorreta e ecologicamente repudiada, essa prática configura o crime de propaganda eleitoral irregular (art. 39, §5, II da Lei 9.504/97) cuja penalidade é de detenção, de seis meses a um ano.

Trump faz “negociação de mafiosos”, afirma Carlos Poggio

A forma como Donald Trump conduz suas negociações diplomáticas se assemelha a táticas utilizadas pela máfia, de acordo com Carlos Poggio, professor de Ciência...

RS anuncia crédito de R$ 100 milhões a exportadoras afetadas por tarifas

O governo do estado do Rio Grande do Sul (RS) anunciou um programa de crédito de R$ 100 milhões, por meio do BRDE (Banco...

A caminho da Roma, Wesley se despede do Flamengo e manda recado à torcida

O lateral-direito Wesley embarcou rumo à Itália neste sábado (26). O jogador foi contratado pela Roma, junto ao Flamengo, por 25 milhões de euros...