Chega a 58 o número de mortos em protestos no Peru contra a presidente

Pelo menos 58 pessoas já morreram no Peru devido aos protestos contra o governo da vice-presidente Dina Boluarte, que assumiu a presidência após a destituição de Pedro Castillo no dia 7 de dezembro de 2022.

Neste sábado (28/01), o Congresso do país rejeitou uma proposta de antecipar as eleições para outubro. Essa era uma das exigências dos protestantes peruanos, que poderia agravar as manifestações.

Outra exigência dos manifestantes peruanos é a renúncia de Dina, a libertação do ex-presidente Castillo e a dissolução do Parlamento. O Congresso chegou a aprovar o adiantamento das eleições de 2026 para abril de 2024. No entanto, a medida não foi confirmada pelo Parlamento.

Protestos no Peru

As manifestações no país da América Latina começaram depois que o presidente Pedro Castilho sofreu um impeachment. Ele foi preso após dissolver o Congresso do Peru e decretar estado de exceção.

O ex-presidente era investigado em diversos processos, como liderança em suposta organização criminosa que fraudava licitações públicas e crimes contra a administração pública, entre eles tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Desde então, os manifestantes estão nas ruas reivindicando que Dina Boluarte, vice-presidente que assumiu a presidência, renuncie o cargo, além do fechamento do Congresso, uma nova Constituição e a libertação de Castillo.

 

 

Haddad diz que ingerência dos EUA tem relação com terras raras

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a ingerência dos Estados Unidos na política brasileira está ligada ao interesse estratégico nas terras raras...

Barcelona busca virada dramática sobre o Levante e lidera LaLiga

O Barcelona venceu o Levante, de virada, por 3 a 2, na tarde deste sábado (23), no Estádio Ciudad de Valencia, pela 2ª rodada...

Deputados debatem indiciamento de Bolsonaro e Eduardo pela PF

Os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Capitão Alberto Neto (PL-AM) debateram neste sábado (23), no Agora CNN, sobre o indiciamento feito pela PF (Polícia...