Chega a 58 o número de mortos em protestos no Peru contra a presidente

Pelo menos 58 pessoas já morreram no Peru devido aos protestos contra o governo da vice-presidente Dina Boluarte, que assumiu a presidência após a destituição de Pedro Castillo no dia 7 de dezembro de 2022.

Neste sábado (28/01), o Congresso do país rejeitou uma proposta de antecipar as eleições para outubro. Essa era uma das exigências dos protestantes peruanos, que poderia agravar as manifestações.

Outra exigência dos manifestantes peruanos é a renúncia de Dina, a libertação do ex-presidente Castillo e a dissolução do Parlamento. O Congresso chegou a aprovar o adiantamento das eleições de 2026 para abril de 2024. No entanto, a medida não foi confirmada pelo Parlamento.

Protestos no Peru

As manifestações no país da América Latina começaram depois que o presidente Pedro Castilho sofreu um impeachment. Ele foi preso após dissolver o Congresso do Peru e decretar estado de exceção.

O ex-presidente era investigado em diversos processos, como liderança em suposta organização criminosa que fraudava licitações públicas e crimes contra a administração pública, entre eles tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Desde então, os manifestantes estão nas ruas reivindicando que Dina Boluarte, vice-presidente que assumiu a presidência, renuncie o cargo, além do fechamento do Congresso, uma nova Constituição e a libertação de Castillo.

 

 

Velha Guarda é celebrada no carnaval de Belo Horizonte no Palácio do Samba

A velha guarda do samba mineiro também terá espaço no carnaval de Belo Horizonte. O Palácio da Liberdade será palco da celebração que começa...

COFCO envia primeira remessa de soja certificada a Bangladesh

A chinesa COFCO Internatinal exportou a primeira remessa de soja brasileira certificada pelo Padrão de Agricultura Responsável da Cofco para Bangladesh. Nessa primeira leva,...

500 kg de drogas são encontrados em laboratório de ‘maconha gourmet’ em SP

A PCESP (Polícia Civil do Estado de São Paulo) encontrou um laboratório de produção de “maconha gourmet” em uma chácara localizada em Presidente Prudente,...
Sair da versão mobile