Marina assume Meio Ambiente, critica “boiadas” de Bolsonaro e promete combate às mudanças climáticas

A deputada federal Marina Silva (Rede) assumiu, na tarde desta quarta-feira (4/1), o comando do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto. De volta à pasta, Marina criticou medidas do governo Jair Bolsonaro (PL), citou as “boiadas” que passaram sobre o setor e falou dos desafios da atual gestão e do fortalecimento dos órgãos de fiscalização.

“Boiadas passaram por lugares onde deveriam passar apenas políticas de proteção ambiental”, destacou Marina em parte do pronunciamento.

É a segunda vez que ela é ministra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A primeira foi há 15 anos, entre 2003 e 2008, quando também chefiou a pasta ambiental do petista.

Em seu discurso de posse, Marina Silva afirmou que o Brasil irá voltar ao cenário internacional ambiental e restabelecer as políticas de combate às mudanças climáticas.

Com a promessa de criação de um conselho de mudanças climáticas, Marina pontuou que a pasta irá “propor as funções e metas setoriais de mitigação e adaptação às mudanças do clima e supervisionar o trabalho sobre mudança do clima” durante o governo Lula.

DF Metrópoles

DataFolha: 61% rejeitam candidatos que prometam livrar Bolsonaro

A poucos meses do início oficial da campanha presidencial de 2026, pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (3) mostra que o perdão ao...

Ary Mirelle mostra itens da mala maternidade do 2º filho com João Gomes

A influenciadora Ary Mirelle, 23, compartilhou neste domingo (3) um vídeo com os seguidores, no qual mostra os itens da mala maternidade de seu...

Bebê emociona mãe ao dar primeiros passos em corrida de engatinhada na WNBA

O jogo entre Las Vegas Aces e Minnesota Lynx, válido pela temporada regular da WNBA, a liga de basquete feminino dos Estados Unidos, protagonizou...