Terrorismo no DF: Lula pode decretar intervenção federal com afastamento do governador Ibanês Rocha

Os termos constitucionais estabelecem que o presidente da República pode decretar intervenção federal em Brasília, capital do país, por grave perturbação à ordem pública. Caso isso aconteça, o Congresso Nacional dará a última palavra.

Se a intervenção for confirmada, o governador do DF poderá ser afastado, nomeando-se um interventor em seu lugar.

A possibilidade de Lula decretar intervenção foi aventada por um especialista entrevistado há pouco pela Globo News, ao comentar a grave invasão de bolsonaristas extremistas às sedes dos três poderes. Os criminosos buscam um golpe de estado.

Anderson Torres, secretário de Segurança do DF, não seria o melhor para a pasta. Ele foi ministro da Justiça de Bolsonaro e o governador Ibanês Rocha chegou a ser aconselhado a não nomear o secretário, inclusive num alerta feito pelo ministro Flávio Dino (Justiça).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) inclusive já apresentou uma representação junto à Procuradoria-Geral da República para que seja decretada intervenção federal no Distrito Federal.

Dentro do PT, há um sentimento de que esse movimento é “orquestrado” em busca de uma “ruptura institucional”.

A TV mostrou ao vivo a ocupação dos manifestantes ao gabinete do presidente Lula.

Eles quebraram vidraças, obras de artes e mobiliário.

“Vai acontecer no Brasil o mesmo que aconterceu nos EUA, na invasão do Capítólio. Todos serão identificados, presos, punidos”, disse o jornalista Valdo Cruz.

Integrantes do Poder Executivo e do Congresso Nacional já defendem que, diante da invasão das sedes dos três Poderes, o presidente Lula decrete a missão de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para conter manifestantes.

Mas a medida é considerada extrema e não tem unanimidade entre os principais integrantes do governo federal. A informação é do Antagonista.

 

O Grande Debate: Mais Médicos com cubanos foi acerto ou erro?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (15), em O Grande Debate (de segunda a...

Com golaços, Corinthians bate o Bahia e vai às semis do Brasileiro Feminino

No confronto válido pela partida de volta das quartas de final do Brasileiro Feminino, o Corinthians superou o Bahia por 2 a 0, nesta...

Análise: Putin culpa Joe Biden pela guerra na Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, responsabilizou Joe Biden pela guerra na Ucrânia após encontro com Donald Trump nesta sexta-feira (15). O analista de Internacional...