Terrorismo no DF: Lula pode decretar intervenção federal com afastamento do governador Ibanês Rocha

Os termos constitucionais estabelecem que o presidente da República pode decretar intervenção federal em Brasília, capital do país, por grave perturbação à ordem pública. Caso isso aconteça, o Congresso Nacional dará a última palavra.

Se a intervenção for confirmada, o governador do DF poderá ser afastado, nomeando-se um interventor em seu lugar.

A possibilidade de Lula decretar intervenção foi aventada por um especialista entrevistado há pouco pela Globo News, ao comentar a grave invasão de bolsonaristas extremistas às sedes dos três poderes. Os criminosos buscam um golpe de estado.

Anderson Torres, secretário de Segurança do DF, não seria o melhor para a pasta. Ele foi ministro da Justiça de Bolsonaro e o governador Ibanês Rocha chegou a ser aconselhado a não nomear o secretário, inclusive num alerta feito pelo ministro Flávio Dino (Justiça).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) inclusive já apresentou uma representação junto à Procuradoria-Geral da República para que seja decretada intervenção federal no Distrito Federal.

Dentro do PT, há um sentimento de que esse movimento é “orquestrado” em busca de uma “ruptura institucional”.

A TV mostrou ao vivo a ocupação dos manifestantes ao gabinete do presidente Lula.

Eles quebraram vidraças, obras de artes e mobiliário.

“Vai acontecer no Brasil o mesmo que aconterceu nos EUA, na invasão do Capítólio. Todos serão identificados, presos, punidos”, disse o jornalista Valdo Cruz.

Integrantes do Poder Executivo e do Congresso Nacional já defendem que, diante da invasão das sedes dos três Poderes, o presidente Lula decrete a missão de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para conter manifestantes.

Mas a medida é considerada extrema e não tem unanimidade entre os principais integrantes do governo federal. A informação é do Antagonista.

 

Em momentos diferentes, Fluminense e Fortaleza se enfrentam no Brasileirão

Fluminense e Fortaleza se encaram neste sábado (16), às 16h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com focos...

Guarani e outros dois times de SP jogam duas vezes neste sábado; entenda

A reta final de competições no futebol brasileiro vai fazer com que três clubes de São Paulo passem por uma situação inusitada. Guarani, Botafogo...

Corinthians define data da nova eleição após impeachment de Augusto Melo

O Corinthians definiu, na manhã deste sábado (16), a data para as novas eleições presidenciais. O pleito ocorrerá após o impeachment e saída em...