Tião Viana alerta para surto da Raiva transmitida pelo morcego

O infectologista e ex-governador do Acre, Tião Viana, lançou um alerta em sua rede social, há pouco, sobre um surto da doença do morcego. O vírus é transmitido ao homem por morcegos frugívoros (rousettus). Entre humanos, se espalha por fluidos corporais de pessoas infectadas (saliva, sangue, vômito, urina, fezes, suor, leite materno, sêmen) – ou contato com superfícies ou materiais que contenham o filovírus”, explicou o médico. O vírus é da mesma família do Ebola.

A organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta segunda-feira 16 casos da doença na Guiné Equatorial, com 9 mortes.

Também na 2ª feira, uma autoridade de Camarões, país que faz fronteira com Guiné Equatorial, informou que há 2 casos suspeitos da doença em observação. “São dois jovens de 16 anos, um menino e uma menina, que não têm histórico de viagens aos locais afeta…

A raiva é a principal doença transmitida pelos morcegos, e acontece quando o morcego infectado pelo vírus da família Rhabdoviridae, morde a pessoa, fazendo com que o vírus presente em sua saliva, entre no organismo da pessoa, podendo se espalhar rapidamente pela corrente sanguínea e chegar no sistema nervoso, causando encefalopatia, por exemplo.

O tempo entre a infecção e o aparecimento dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu sistema imunológico, podendo demorar de 30 a 50 dias para aparecer.

Principais sintomas: Inicialmente os sintomas da raiva humana são leves, podendo ser confundido com outras infecções já que há sensação de mal estar

e febre, por exemplo. No entanto, os sintomas podem progredir rapidamente, podendo haver depressão, paralisia de membros inferiores, agitação excessiva e aumento da produção de saliva devido aos espasmos dos músculos da garganta, o que pode ser bastante doloroso. Conheça outros sintomas de raiva humana.

O que fazer: Caso a pessoa tenha sido mordida por um morcego, é importante ir imediatamente para o pronto-socorro mais próximo para que a ferida seja higienizada e seja avaliada a necessidade de tomar a vacina contra a raiva. Em caso de confirmação da doença, o tratamento é feito no hospital com o uso de medicamentos como Amantadina e Biopterina com o objetivo de promover a eliminação do vírus do organismo.

Fastback Abarth ou Nivus GTS? Confira comparativo entre esportivos

O Volkswagen Nivus GTS e o Fiat Fastback Abarth ocupam uma faixa específica do mercado brasileiro: SUVs compactos com apelo esportivo e desempenho superior...

Prontuários, consultas e médicos: o que Heleno precisa apresentar a Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), exigiu uma série de documentos comprobatórios para decidir se concederá ou não prisão domiciliar...

Apneia noturna é fator de risco para o coração? Médico responde a Dr. Kalil

A apneia do sono, condição caracterizada por pausas na respiração durante o sono, representa um sério risco para a saúde cardiovascular e neurológica. Estudos...