Tião Viana alerta para surto da Raiva transmitida pelo morcego

O infectologista e ex-governador do Acre, Tião Viana, lançou um alerta em sua rede social, há pouco, sobre um surto da doença do morcego. O vírus é transmitido ao homem por morcegos frugívoros (rousettus). Entre humanos, se espalha por fluidos corporais de pessoas infectadas (saliva, sangue, vômito, urina, fezes, suor, leite materno, sêmen) – ou contato com superfícies ou materiais que contenham o filovírus”, explicou o médico. O vírus é da mesma família do Ebola.

A organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta segunda-feira 16 casos da doença na Guiné Equatorial, com 9 mortes.

Também na 2ª feira, uma autoridade de Camarões, país que faz fronteira com Guiné Equatorial, informou que há 2 casos suspeitos da doença em observação. “São dois jovens de 16 anos, um menino e uma menina, que não têm histórico de viagens aos locais afeta…

A raiva é a principal doença transmitida pelos morcegos, e acontece quando o morcego infectado pelo vírus da família Rhabdoviridae, morde a pessoa, fazendo com que o vírus presente em sua saliva, entre no organismo da pessoa, podendo se espalhar rapidamente pela corrente sanguínea e chegar no sistema nervoso, causando encefalopatia, por exemplo.

O tempo entre a infecção e o aparecimento dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu sistema imunológico, podendo demorar de 30 a 50 dias para aparecer.

Principais sintomas: Inicialmente os sintomas da raiva humana são leves, podendo ser confundido com outras infecções já que há sensação de mal estar

e febre, por exemplo. No entanto, os sintomas podem progredir rapidamente, podendo haver depressão, paralisia de membros inferiores, agitação excessiva e aumento da produção de saliva devido aos espasmos dos músculos da garganta, o que pode ser bastante doloroso. Conheça outros sintomas de raiva humana.

O que fazer: Caso a pessoa tenha sido mordida por um morcego, é importante ir imediatamente para o pronto-socorro mais próximo para que a ferida seja higienizada e seja avaliada a necessidade de tomar a vacina contra a raiva. Em caso de confirmação da doença, o tratamento é feito no hospital com o uso de medicamentos como Amantadina e Biopterina com o objetivo de promover a eliminação do vírus do organismo.

Son cobra postura agressiva da Coreia do Sul contra potências na Copa

O capitão da seleção sul-coreana, Son Heung-min, fez um alerta após a vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai, nesta terça-feira (14). Para...

Modo de preparo muda benefícios da batata; veja como comer da melhor forma

Conta-se que a batata já ajudou a matar a fome de muita gente, inclusive em períodos de guerra, sobretudo por ser fonte de carboidrato....

Costuma agir sem pensar? 10 dicas para controlar sua impulsividade

Somos todos impulsivos em diferentes momentos da vida. Agir por impulso pode trazer satisfação e prazer, acontecendo eventualmente. O problema surge quando agimos de maneira...