Cai quem quer: Defesa Civil recomenda cautela antes de depositar dinheiro para “ajudar desabrigados”

A Defesa Civil recomenda “muita cautela” antes de os cidadãos efetuarem depósitos em dinheiro para, supostamente, ajudar os desabrigados pela cheia do Rio Acre. O coordenador, coronel Falcão, reconhece e elogia o esforço de muitos voluntários, mas diz não avalizar campanhas que não tenham sido oficializadas por entidades públicas.

Grupos de Whatsaap estão infestados de avisos e até produções em áudio e vídeo, com imagens que comovem, pedindo todo tipo de doação.

“É um assunto difícil pra gente comentar. Não queremos, jamais, desestimular aquelas pessoas honestas que estão empenhadas, de fato, em ajudar o próximo, cedendo suas casas para abrigar famílias inteiras, doando roupas e dando comida. Mas nesse momento há aproveitadores. Nós não podemos referendar campanhas particulares, muito embora haja pessoas comovidas e com bom coração. Pedimos que cada pessoa abordada, sobretudo nas redes sociais, tenham cautela e procure saber mais sobre o que está acontecendo”, orientou. “Eu sei que os mal intencionados são minoria”.

O coordenador da Defesa Civil admitiu que vem sendo procurado por muitos particulares interessados em abrir campanhas para arrecadar alimentos, roupas e outras necessidades. Porém, nem sempre elas aceitam agir corretamente. Ou seja:

“Se você quer ajudar, então ajude você mesmo, sem a necessidade de um intermediário. Prepare-se, reúna os donativos. Nós indicamos os locais onde as famílias necessitadas estão. Você vai lá, faz a entrega e nós acompanhamos”, explicou.