“Eu sempre dizia que o nível do Rio Acre não ia parar de subir”

O comportamento das águas do Rio Acre acontece exatamente como previu o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco antes de o principal manancial do estado avançar sobre casas, comércios e vias públicas.

Cláudio Falcão, coronel da PM, reuniu toda a experiência que tem no enfrentamento às cheias mais assustadoras. E cravou:

“Eu sempre dizia que o nível não ia parar de subir até a data em que estamos. De fato, não parou”, lembrou.

“Permaneço com a minha previsão. Acredito que haverá estabilidade, provavelmente neste sábado. Mas o repiquete é um fenômeno real e nos preocupa muito”, disse ele há pouco ao site Oseringal. Nesta noite, a marca de 17.42 metros

Repiquete é a subida inesperada do nível do rio logo após a sua estabilização ou sinal de vazante. Ou seja, o cenário será o mesmo.

O militar explica que, “muito embora tenhamos uma boa notícia neste sábado, há um volume de água considerável descendo desde as cabeceiras, o que pode refletir em elevação abrupta, verificada na régua, ainda no domingo. Se houver vazante, isso nós devemos ver a partir de segunda ou terça-feira”, estima ele.

A notícia mais grave da noite desta sexta-feira faz as autoridades pensar numa calamidade em Rio Branco. Seis Urap´s, unidades de saúde mantidas pela prefeitura, já fecharam devido á invasão das águas nos prédios onde são atendidas centenas de pacientes todos os dias. Uma delas é a que funciona nas imediações da ladeira do Bola Preta, bairros Palheiral e Bahia Nova. A Defesa Civil divulgará relatório sobre esta questão nas próximas horas.

“Quando a oferta de serviço público é afetada o cenário pode evoluir para calamidade, infelizmente. E quando se trata de saúde pública a coisa fica mais séria ainda”, disse.

 

 

 

 

 

 

Homem é preso após atacar três mulheres com faca no metro de Paris

A polícia da França deteve um homem suspeito de atacar três mulheres com uma faca em três estações de metrô no centro de Paris...

Nova York declara estado de emergência em meio à tempestade de neve

Uma tempestade de inverno causou transtornos em Nova York nesta sexta-feira (26), levando a governadora Kathy Hochul a declarar estado de emergência na cidade...

O Grande Debate: Fuga de Silvinei impacta demais pedidos de condicional?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o advogado criminalista Matheus Herren Falivene discutiram, nesta sexta-feira (26), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira,...