“Eu sempre dizia que o nível do Rio Acre não ia parar de subir”

O comportamento das águas do Rio Acre acontece exatamente como previu o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco antes de o principal manancial do estado avançar sobre casas, comércios e vias públicas.

Cláudio Falcão, coronel da PM, reuniu toda a experiência que tem no enfrentamento às cheias mais assustadoras. E cravou:

“Eu sempre dizia que o nível não ia parar de subir até a data em que estamos. De fato, não parou”, lembrou.

“Permaneço com a minha previsão. Acredito que haverá estabilidade, provavelmente neste sábado. Mas o repiquete é um fenômeno real e nos preocupa muito”, disse ele há pouco ao site Oseringal. Nesta noite, a marca de 17.42 metros

Repiquete é a subida inesperada do nível do rio logo após a sua estabilização ou sinal de vazante. Ou seja, o cenário será o mesmo.

O militar explica que, “muito embora tenhamos uma boa notícia neste sábado, há um volume de água considerável descendo desde as cabeceiras, o que pode refletir em elevação abrupta, verificada na régua, ainda no domingo. Se houver vazante, isso nós devemos ver a partir de segunda ou terça-feira”, estima ele.

A notícia mais grave da noite desta sexta-feira faz as autoridades pensar numa calamidade em Rio Branco. Seis Urap´s, unidades de saúde mantidas pela prefeitura, já fecharam devido á invasão das águas nos prédios onde são atendidas centenas de pacientes todos os dias. Uma delas é a que funciona nas imediações da ladeira do Bola Preta, bairros Palheiral e Bahia Nova. A Defesa Civil divulgará relatório sobre esta questão nas próximas horas.

“Quando a oferta de serviço público é afetada o cenário pode evoluir para calamidade, infelizmente. E quando se trata de saúde pública a coisa fica mais séria ainda”, disse.

 

 

 

 

 

 

BBB 26: Gabriela vence a quinta prova do Anjo

A participante Gabriela venceu a quinta Prova do Anjo no BBB 26, neste sábado (14). Além de poder imunizar um aliado, poderá ganhar mais...

María Corina diz que EUA arriscaram cidadãos americanos para prender Maduro

A opositora venezuelana, María Corina Machado, disse que os Estados Unidos arriscaram a vida de seus cidadãos para derrubar a ditadura de Nicolás Maduro,...

Lucas Pinheiro Braathen: cinco curiosidades do medalhista olímpico

A histórica primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno emocionou os torcedores, que vibraram na manhã deste sábado (14) com a conquista...