Ufac ficou mais de 2 horas sem energia durante provas do Revalida, neste domingo

Faltou energia por mais de duas horas no Campus da Ufac, neste domingo, durante a aplicação da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. Vários participantes reclamaram da baixa iluminação ambiente, dentro das salas, agravada pelo tempo nublado. Chovia enquanto as provas objetiva e discursiva eram administradas, principalmente no período da tarde.

“Eu estava próximo da janela e isso me ajudou. Muita gente ficou visivelmente incomodada com o ambiente escuro”, relatou uma participante. A Ufac recebeu queixas diversas, mas não se manifestou oficialmente.

A reitoria responsável pela aplicação das provas não respondeu às chamadas da reportagem.

Nota de corte

Para serem aprovados na primeira etapa do Revalida 2023/1, os participantes precisam tirar, no mínimo, 96,635 pontos. A nota de corte corresponde a 64,4% da nota máxima do exame: 150 pontos.

Os conhecimentos cobrados na primeira etapa do exame estão descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep n.º 540/2020. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Estatais acumulam perdas de quase R$ 9 bilhões, diz Banco Central

As empresas públicas controladas pelo governo federal acumularam um déficit de R$ 8,9 bilhões nos 12 meses até agosto de 2025, segundo dados do...

Câmara aprova mais projetos de pacote em prol da educação e infância

Em mais uma sessão do plenário, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (15), mais uma leva de matérias que fazem referência à valorização...

Câmara aprova projeto com regras para atuação de influenciadores mirins

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (16), um projeto de lei que atualiza o ECA (Estatuto da Criança e...