Ufac ficou mais de 2 horas sem energia durante provas do Revalida, neste domingo

Faltou energia por mais de duas horas no Campus da Ufac, neste domingo, durante a aplicação da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. Vários participantes reclamaram da baixa iluminação ambiente, dentro das salas, agravada pelo tempo nublado. Chovia enquanto as provas objetiva e discursiva eram administradas, principalmente no período da tarde.

“Eu estava próximo da janela e isso me ajudou. Muita gente ficou visivelmente incomodada com o ambiente escuro”, relatou uma participante. A Ufac recebeu queixas diversas, mas não se manifestou oficialmente.

A reitoria responsável pela aplicação das provas não respondeu às chamadas da reportagem.

Nota de corte

Para serem aprovados na primeira etapa do Revalida 2023/1, os participantes precisam tirar, no mínimo, 96,635 pontos. A nota de corte corresponde a 64,4% da nota máxima do exame: 150 pontos.

Os conhecimentos cobrados na primeira etapa do exame estão descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep n.º 540/2020. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Mulher morre após carro ser atingido por árvore durante chuvas em Taubaté

Uma mulher de 35 anos morreu, nesta quarta-feira (14), após uma árvore cair sobre o veículo em que estava no km 18 da Rodovia...

Arroz mais barato testa estratégia da Camil

A forte queda nos preços do arroz no mercado brasileiro foi um dos principais vetores por trás do desempenho financeiro da Camil Alimentos no...

Tropas da Dinamarca desembarcam na Groenlândia em meio a ameaças de Trump

Um avião da Força Aérea Real Dinamarquesa pousou no aeroporto de Nuuk, capital da Groenlândia, no fim da noite de quarta-feira (14), e militares...