Datafolha: 30% se dizem petistas e 22%, bolsonaristas

Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (5/4), pelo jornal Folha de S.Paulo, 30% dos eleitores entrevistados se declaram petistas, enquanto 22% afirmam ser bolsonaristas. Entre os que se identificam mais com o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão os nordestinos (42%), os com renda menor (39%) e os com mais de 60 anos (37%).

á entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 32% ganham de 5 a 10 salários mínimos, 28% moram no Sul e 29% são evangélicos. Na pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, 32% disseram ser petistas e 25%, bolsonaristas.

O levantamento mostra ainda que 22% dos brasileiros se declaram neutros, 10% disseram ser mais próximos do petismo, 9% são mais próximos do bolsonarismo, 5% disseram que não se identificam com nenhum dos dois pólos políticos e 2% não souberam responder.

O Datafolha entrevistou 2.028 pessoas, entre os dias 29 e 30 de março, em 126 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

O cenário polarizado entre petistas e bolsonaristas ainda reflete o resultado das eleições 2022. O presidente Lula foi eleito com 50,20% dos votos válidos, contra 49,10% de Jair Bolsonaro. O pestista teve vantagem na região Nordeste, com 69,34%, enquanto Bolsonaro conquistou 61,84% dos votos no Sul.

Correio Braziliense

Governo vê Congresso aprovar 1 das 48 propostas prioritárias em 3 meses

Após quase três meses desde a abertura das atividades legislativas de 2025, os projetos prioritários do governo federal ainda tramitam em “marcha lenta” na...

Sonia Abrão se revolta ao comentar polêmicas envolvendo Davi Brito

Sonia Abrão não segurou a língua ao comentar as últimas polêmicas envolvendo Davi Brito, campeão do BBB 24. Em entrevista ao Camarote do Chico...

Trabalho: startup auxilia conexões e “leva vagas” a regiões periféricas

Como boa parte dos empreendedores de primeira viagem, Sandra Gioffi viu a origem de seu negócio estar conectada a um incômodo pessoal. Psicóloga de formação...