Ibama diz que é Fake News notícia sobre bloqueio de 95% das madeireiras do Acre

O Ibama publicou em seu site oficial nota explicativa, desmentindo informações sobre a Operação Metaverso. Abaixo, a íntegra do comunicado:

Nota de esclarecimento

Não são verdadeiras informações que circulam pela internet segundo as quais o Ibama teria realizado bloqueio inesperado de 95% das empresas madeireiras do Acre no Sistema do Documento de Origem Florestal.

A Operação Metaverso, realizada com o objetivo de combater a exploração ilegal de produtos florestais por meio da fiscalização de transações no Sistema Nacional de Controle de Produtos Florestais (Sinaflor), resultou até o momento no bloqueio de 16 pátios, o que equivale a cerca de 4% das instalações desse tipo no estado, até que seja realizada fiscalização presencial. Desse total, 14 empresas receberam notificação que exige apresentação de romaneio, o que, por ora, foi atendido por apenas 3 delas.

A apresentação do romaneio é necessária para a comparação do saldo informado no sistema com o estoque disponível em cada pátio.

As empresas bloqueadas podem operar o sistema e emitir Documento de Origem Florestal (DOF) para atendimento a emergências.

Também não são verdadeiras as informações de que o Ibama estaria apreendendo gado em áreas embargadas no Acre. No momento, a operação conduzida pelo Instituto para recolhimento de rebanhos criados em áreas ilegalmente desmatadas ocorre apenas no Amazonas e no Pará.

Imersão em São Paulo revela o lado humano de Lionel Messi

Em cartaz no Shopping Eldorado, em São Paulo, a exposição “The Messi Experience – A Dream Come True” não é um espetáculo visual sobre...

Governo de SP convoca a população para Dia D de vacinação contra a gripe

Neste sábado (10/5), o Governo de São Paulo promove o Dia D de vacinação contra a gripe. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde,...

Matheus Nachtergaele desabafa sobre abuso de álcool: “Se tornou horror”

Atualmente na pele de Poliana, no remake de “Vale Tudo”, Matheus Nachtergaele, de 57 anos, confessou já ter passado por momentos de uso abusivo...