No feriado de Tiradentes, Acre e Rondônia terão chuvas e recorde de frio, diz Climatempo

Do G1

O feriado de Tiradentes na sexta (21) e o fim de semana devem ser marcados pelo frio na maior parte do país. Isso porque uma massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil desde quarta-feira (19) derrubará as temperaturas nos estados da Região Sul e em parte de Mato do Grosso do Sul e de São Paulo.

De acordo com a Climatempo, essa massa de ar será a mais forte de 2023 até agora, podendo inclusive baixar os termômetros mesmo em Rondônia e no Acre, com possibilidade de recorde de frio nas capitais destes estados.

A previsão também indica grandes acumulados de chuva no Norte do país (indicadas pelas cores laranja, vermelho e rosa no mapa acima), provocadas pela combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Já nas localidades marcadas pelos tons em branco e azul, incluindo noroeste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Goiás e interior do Nordeste, pouca chuva é esperada.

  • Região Norte: São previstos volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em grande parte do Amazonas, norte do Amapá e Roraima, além das áreas do centro-norte e sudoeste do Pará e oeste de Rondônia. A previsão é de pouca chuva no Acre, grande parte de Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará, com valores abaixo de 50 mm.
  • Região Nordeste: Chuvas intensas com volumes que podem ultrapassar 70 mm são esperadas no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e na faixa oeste e sul do Ceará. Em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados devem ficar entre 10 e 70 mm.
  • Região Centro-Oeste: A previsão indica volumes expressivos, podendo ultrapassar 70 mm em áreas do norte do Mato Grosso, nordeste de Goiás e áreas centrais e norte do Mato Grosso do Sul.
  • Região Sudeste: Estão previstos acumulados de chuvas maiores que 80 mm em áreas centrais e litoral de São Paulo, centro-norte e sudeste de Minas Gerais, devido à presença de áreas de instabilidade no início da semana e, no decorrer dos dias. Além disso, a passagem de um sistema frontal irá contribuir com chuvas expressivas entre os dias 19 e 22/04. Já nas áreas do triângulo Mineiro e centrais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ocorrerá pouca chuva, menor que 50 mm.
  • Região Sul: As chuvas intensas, com acumulados maiores que 60 mm, devem afetar áreas do centro-oeste e sul do Paraná, além do extremo nordeste de Santa Catarina. A partir do dia 19 os ventos associados a um ciclone frontal se intensificam entre o mar e o leste da região.

EUA fazem ataque na Síria e matam líder ligado à Al Qaeda

Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (17) que conduziram um ataque letal na Síria contra um líder afiliado da Al Qaeda. Segundo os EUA,...

Carlos Vinícius brilha na volta de Tetê, e Grêmio atropela São Luiz

O Grêmio goleou o São Luiz por 5 a 0, na noite deste sábado (17), pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho. Cristaldo, Carlos Vinícius...

Entenda por que Defesa Civil emitiu alerta extremo pela 1ª vez em SP

Em uma iniciativa inédita, pela primeira vez, neste sábado (17), a Defesa Civil disparou um alerta extremo na capital paulista. O alarme foi enviado...