Governo do Acre suspende escola presbiteriana de todos jogos após cenas de racismo

A Escola Presbiteriana João Calvino está suspensa de todos os jogos escolas, neste ano e nos próximos. A decisão é do secretário de Educação, Aberson Carvalho. O secretário Antônio Gouveia (Adjunto de Articulação Esportiva e Juventude), também assina uma nota divulgada neste sábado.

O Governo do Acre considerou grave a hostilização, por alunos e torcedores, contra atletas de outra instituição de ensino, a Águias do Saber (que atende alunos a partir de 3 anos), durante uma partida de futebol na edição anual dos jogos escolares, num ginásio de Rio Branco (vídeo abaixo). O jornalista Altino Machado repercutiu em sua rede.

Um vídeo divulgado nas redes sociais convenceu os secretários sobre a prática de racismo. As imagens mostram menores ofendendo (que perderam a partida) e menores sendo ofendidos. Internautas cobraram uma atitude exemplar do governo.

O secretário de Educação reiterou que os jogos têm caráter pedagógico e repudiou o gesto dos alunos.

 

A punição administrativa ocorre em meio à explosão de racismo no esporte nacional, com enorme repercussão no futebol mundial.

O jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior, ex-Flamengo, alvo de manifestações de ódio nos estádios, reagiu, pediu providências e mobilizou autoridades de vários países em campanhas por respeito aos negros.

No Acre, o racismo não tem ocupado o noticiário local. Mas está sendo visto com extrema preocupação, uma vez que as agressões partem de estudantes menores.

A rodada do Campeonato Brasileiro deste final de semana viralizou a máxima “com racismo não tem jogo”, apoiada por atletas de todos os clubes, árbitros e torcidas.

Gilmar responde a Tarcísio e diz não existir “ditadura da toga” no Brasil

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou neste domingo (7) não existir um “ditadura da toga” no Brasil, e que também...

Análise: Tarcísio precisa mostrar lealdade a Jair Bolsonaro

A participação de Tarcísio de Freitas no ato de 7 de Setembro, na Avenida Paulista, marcou uma mudança significativa em sua postura política. Abandonando...

Análise: Em ato, bolsonaristas pedem que os EUA continuem a aplicar sanções

Em meio às manifestações do 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, apoiadores exibiram a bandeira dos Estados Unidos, sinalizando apoio às...