“Lula não fala inglês”, diz ministro ao defender Jorge Viana na Apex

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, usou Lula como exemplo para defender o presidente afastado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana.

Viana teve a posse anulada pela Justiça Federal por não cumprir a exigência de fluência em inglês para ocupantes do cargo. A medida foi tomada a partir de ação movida pelo senador Flávio Bolsonaro.

“O presidente Lula não fala inglês e tem diálogo amplíssimo com todos os chefes de Estado, inclusive com um grau, quando há necessidade, de distensão, de relaxamento e até de amizade muito grande. Portanto, eu acho que não é necessário”, disse o ministro.

Mauro Vieira foi questionado sobre o tema durante sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.

A Justiça concedeu prazo de 45 dias para que Viana comprove a fluência em inglês. A Advocacia Geral da União (AGU) já anunciou que pretende recorrer da decisão.

 

Professor: STF quer encerrar processo contra núcleo 1 ainda em 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concentrar esforços para finalizar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda em 2025, evitando que o processo...

Voto não contado pode mudar resultado de eleição no Canadá

Se você já pensou que seu voto não faz diferença, esta história pode fazê-lo mudar de ideia. Uma audiência de três dias está em andamento...

Bolsonaro recebe visita de Jorginho Mello para discutir candidato ao Senado

Com autorização do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, o governador catarinense, Jorginho Mello (PL), visita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...