Pós Bolsonaro: 56.4% das crianças brasileiras concluem o 2º ano do Ensino Fundamental ainda analfabetas

Apenas quatro em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021 — 56,4% dos estudantes dessa série não estavam alfabetizados. A constatação é do Ministério da Educação que, nesta quarta-feira (31/5), apresentou dados da pesquisa Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de avaliação da alfabetização de crianças.

A pesquisa foi apresentada em Brasília, durante evento que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

O ministro afirmou na ocasião que o projeto deverá “apoiar, não só na indução técnica, mas também financeiramente, toda uma estratégia de governança, de apoio e fortalecimento na questão da formação e qualificação”.

“Sabemos que, quando uma criança não se alfabetiza na idade certa, aumenta a evasão, aumenta a reprovação, aumenta a desistência. Estamos perdendo milhões de jovens e crianças no país que precisavam ter o direito de estar na escola, de garantir a conclusão do ensino básico completo. Esse é um direito que o Estado brasileiro precisa garantir”, destacou.

Educação no governo passado

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a educação foi afetada desde o ensino básico até o ensino superior. É o que afirmou o especialista em educação e pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, João Marcelo Borges.

“Se olharmos os últimos quatro anos, a educação como um todo sofreu ataques simbólicos, desprezo político e um desmonte programático. Foram quatro ministros da Educação, todos eles sem experiência prévia no setor, inclusive o atual, e cinco presidentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), sem contar os esquemas de corrupção no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)”, criticou.

Do G1

Morre, aos 88 anos, o escritor Luis Fernando Verissimo

O escritor Luis Fernando Verissimo morreu, aos 88 anos, neste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A causa da morte...

Unesp 2026: prazo para pedir isenção de taxa termina no domingo (31)

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) encerra neste domingo (31) o prazo para os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Unesp 2026, cujo valor...

Conheça curiosidades sobre a Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster é uma grande igreja localizada em Londres, integrada à sede do Parlamento Britânico e situada próxima ao famoso Big Ben....