Pós Bolsonaro: 56.4% das crianças brasileiras concluem o 2º ano do Ensino Fundamental ainda analfabetas

Apenas quatro em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021 — 56,4% dos estudantes dessa série não estavam alfabetizados. A constatação é do Ministério da Educação que, nesta quarta-feira (31/5), apresentou dados da pesquisa Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de avaliação da alfabetização de crianças.

A pesquisa foi apresentada em Brasília, durante evento que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

O ministro afirmou na ocasião que o projeto deverá “apoiar, não só na indução técnica, mas também financeiramente, toda uma estratégia de governança, de apoio e fortalecimento na questão da formação e qualificação”.

“Sabemos que, quando uma criança não se alfabetiza na idade certa, aumenta a evasão, aumenta a reprovação, aumenta a desistência. Estamos perdendo milhões de jovens e crianças no país que precisavam ter o direito de estar na escola, de garantir a conclusão do ensino básico completo. Esse é um direito que o Estado brasileiro precisa garantir”, destacou.

Educação no governo passado

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a educação foi afetada desde o ensino básico até o ensino superior. É o que afirmou o especialista em educação e pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, João Marcelo Borges.

“Se olharmos os últimos quatro anos, a educação como um todo sofreu ataques simbólicos, desprezo político e um desmonte programático. Foram quatro ministros da Educação, todos eles sem experiência prévia no setor, inclusive o atual, e cinco presidentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), sem contar os esquemas de corrupção no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)”, criticou.

Do G1

Quem era o carnavalesco que morreu durante exercício em academia de PE

O carnavalesco e presidente do Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda, Ronald José Salvador Montenegro, morreu na última segunda-feira (2/12) após sofrer um grave...

“A Fazenda”: Dudu Camargo bate recorde como peão que mais foi Fazendeiro

Dudu Camargo alcançou um marco inédito em “A Fazenda 17” na noite desta quarta-feira (03). Ao vencer a Prova do Fazendeiro pela quarta vez na...

STF não está se protegendo do Senado, mas da sociedade, diz especialista

Em sua participação no programa WW, Leonardo Barreto, sócio da consultoria Think Policy, apresentou uma análise contundente sobre a atual tensão institucional envolvendo o...