Um negacionista a menos: Justiça cassa mandato de Marcelo Crivella e o torna inelegível

deputado federal  Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) , ex-prefeito do Rio , teve mandato cassado pela Justiça Eleitoral neste domingo (28). A juíza Márcia Capanema da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, ainda aplicou uma multa de R$ 433.290,00 e determinou a inelegibilidade do parlamentar por oito anos, valendo desde a eleição municipal de 2020.

Crivella é acusado de “prática de abuso de poder de autoridade e conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais”. A decisão atende ao pedido da coligação “É a vez do povo!” (PT e PCdoB), em 2020. Segundo a ação, ele é responsável por “monitorar e impedir a interlocução de cidadãos com profissionais de imprensa” com o objetivo de burlar as informações sobre o sistema de Saúde do Rio na época das eleições.

Para executar o esquema, o ex-prefeito usou servidores públicos municipais em desvio de função. Eles eram conhecidos como “Guardiões do Crivella” e foram identificados pela acusação.

Os contratados de Crivella faziam plantão na porta de hospitais municipais para atrapalhar reportagens e impedir que denúncias sobre saúde fossem noticiadas. A organização era feita por um grupo de WhatsApp, no qual o ex-prefeito admitiu que fazer parte, mas disse que nunca chegou a participar.

O líder do esquema era Marcos Luciano (o ML), assessor especial do gabinete do ex-prefeito. Em setembro de 2020, ele chegou a ter celular e computadores apreendidos pela Polícia Civil do RJ.

Eleições 2022

Crivella se elegeu como deputado federal nas eleições de 2022. Ele recebeu mais de 110 mil votos. Quando prefeito do Rio, em 2020, deixou o mandato com reprovação de mais de 60%.

Na Câmara, ele integra a base de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ultimo Segundo

Degeneração macular: tratamento com células-tronco recupera parte da visão

Uma das principais causas de cegueira no mundo, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença silenciosa que atinge milhões de pessoas...

Prisão no Peru abriga apenas quatro pessoas, todas ex-presidentes; entenda

No centro histórico de Lima, capital do Peru, há imponente edifício que já foi a residência do fundador da cidade, Francisco Pizarro, e posteriormente...

Mapa do BBB: quais estados já tiveram vencedores?

Em 25 edições, o Big Brother Brasil fez campeões em diversos estados do país. Mas qual será o que mais tem vencedores do prêmio...