Alunos da rede estadual do Acre recebem apoio socioemocional para impulsionar aprendizagem

Com informações da assessoria Mente Criativa 

A partir deste ano letivo de 2023, 27.500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de 100 escolas da rede pública estadual, estão sendo beneficiados com o Programa MenteInovadora, uma metodologia que trabalha o desenvolvimento socioemocional para melhorar a aprendizagem.

A iniciativa é uma parceria do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) com a empresa Mind Lab, referência no desenvolvimento de tecnologias de impacto social por meio da abordagem socioemocional.

Aluna de anos iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual do Acre. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Partindo da capacitação constante de 970 professores da rede estadual que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, a empresa disponibiliza conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

O MenteInovadora trabalha com cerca de 50 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos, de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de 1 a 18 anos. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

Segundo o secretário de Estado Educação, Aberson Carvalho, a parceria fortalece o esforço do governo em instrumentalizar e qualificar ainda mais a educação estadual.

“A inclusão de uma metodologia que estimula o desenvolvimento comportamental das nossas crianças é um investimento no futuro de adultos mais preparados para a vida e para o mercado de trabalho”, avalia.

A partir de atividades associadas a métodos de organização do pensamento, os professores utilizam jogos de raciocínio para estimular reflexões.

Os jogos funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano inseridos na rotina semanal dos alunos. O objetivo é desenvolver funções socioemocionais e cognitivas dos estudantes e construir seu autoconhecimento e autocontrole.

Além disso, os alunos são contemplados com um kit, do qual faz parte o Livro da Família, que contempla uma jogoteca para promover momentos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais em casa.

Atualmente, redes públicas e instituições privadas dos estados Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo adotam a metodologia que, além de focar na abordagem socioemocional, busca a recomposição de aprendizagem escolar, utilizando recursos para o ensino de componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

CPMI do INSS marca novos depoimentos para esta segunda-feira (9)

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS agendou para às 16 horas, desta segunda-feira (9), os depoimentos do deputado estadual pelo Maranhão...

IA prevê idade cerebral e risco de câncer com ressonância magnética

Pesquisadores do Mass General Brigham, em Boston, nos Estados Unidos,  desenvolveram o BrainIAC, um novo modelo de fundação de inteligência artificial voltado para a...

Pesquisadores descobrem maneira de retardar perda de memória no Alzheimer

Uma nova pesquisa do Laboratório Cold Spring Harbor, em Nova York, nos Estados Unidos, identificou um caminho para reduzir a perda de memória e...