Lambança: Deracre nomeia em março com “efeito retroativo a maio” ex-vereador de Rio Branco preso pela PF

Quando a ministra do STJ Fátima Nancy Andrighi afastou o presidente do Deracre de suas funções, na terceira fase da Operação Ptolomeu, esperava-se que o sucessor de Petrônio Antunes assumisse o cargo com o mínimo de responsabilidade administrativa.

Esperava-se.

Não deveria ser fácil herdar o posto eivado de indícios de uma relação promíscua com empresas privadas, sucumbida em denúncias de propina de parte a parte, relatados pela Polícia Federal. Foi esse dossiê, apinhado de áudios e provas apreendidas que robusteceram a decisão da ministra, trazendo constrangimento ao governador e imputando um desgaste terrível à imagem de Gladson Cameli, cuja culpa não restou comprovada – razão pela qual Nancy negou-se a afastá-lo.

Mas os erros no andar de baixo do governo se sucedem, trazendo perigo constante à governabilidade.

Até quando?

O novo gestor da pasta, Sócrates Guimarães, parece não ter tido o devido zelo na sua missão de botar nos eixos uma das instituições mais ricas e fundamentais para o progresso do estado.

Decidiu, então, por uma nova – e grave – barbeiragem: nomeou para cargo de 3 mil reais o ex-vereador de Rio Branco, Anderson Sandro Pessoa, um dos gestores da Santa Casa.

Explica-se a lambança:

A portaria  assinada por Sócrates foi publicado em 7 de março de 2023.

A nomeação, pasmem, é retroativa a 3 de maio.

Como é possível retroagir dois meses seguintes?

O mais intrigante é:

O servidor havia sido preso em 17 de abril, portanto duas semanas antes da data da apresentação no serviço público.

Ironicamente, o topo da portaria trás a inscrição “publicado por incorreção (sic)”.

Sandro, filho do provedor José Alex, se envolveu na falsificação de documento público e acabou alvo de denúncia que obrigaram a PF a levá-lo para prestar esclarecimentos na unidade policial de Brasiléia. O delegado do caso deu-lhe a ordem de prisão, relaxada somente no dia seguinte (veja reportagem completa no link abaixo).

A reportagem foi informada por uma fonte do Deracre que não se sabe com exatidão o que pode ter havido, e sugeriu “erro de digitação”. A administração do Departamento de Estradas e Rodagens se comprometeu em “verificar a situação nesta sexta-feira”.

PF confirma prisão em flagrante de diretor da Santa Casa e ex-vereador de Rio Branco por falsificação de documentos

 

Larissa Manoela rebate críticas após defender meditação no BBB 26

A atriz Larissa Manoela, 25, deu sua opinião sobre o primeiro Sincerão do BBB 26 na noite da última segunda-feira (19). Sem citar nomes, a...

Funcionários de agência são presos no RS por fraudes que somam R$ 2 milhões

Uma associação criminosa instalada dentro de uma agência bancária, em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, é alvo de operação da PCRS...

Buscas por ciclistas desaparecidos na Grande SP chegam ao sexto dia

As buscas pelos dois ciclistas desaparecidos na Estrada do Jacuba, em Juquitiba, na Grande São Paulo, chegaram ao sexto dia nesta terça-feira (20). Gilberto...