Lula sanciona volta da obrigatoriedade do exame toxicológico a motoristas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou lei que retoma a obrigatoriedade do exame toxicológico para obtenção e renovação da carteira de motorista. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (20/6), possui alguns vetos.

O conteúdo aprovado pelo Congresso previa inicialmente que a perda do prazo para fazer o exame, após 30 dias do vencimento da data, seria considerada como infração gravíssima, com aplicação de multa. No entanto, o trecho foi vetado por Lula.
“Em que pese a boa intenção do legislador, o novo comando afigura-se desarrazoado ao impor penalização desproporcional pelo simples fato de o condutor não ter realizado o exame toxicológico dentro do prazo, mesmo que esse condutor tenha dirigido no período veículos das categorias que exijam o exame,” justifica o texto.

Lula também vetou um trecho do texto que impedia os motoristas de dirigir qualquer veículo até a obtenção de resultado negativo em novo exame. O texto justifica que a medida “se confunde com a própria sanção de suspensão do direito de dirigir, mas com o agravamento de não ser aplicada após processo administrativo, com contraditório e ampla defesa”.

Apesar disso, o governo manteve a aplicação da multa para os motoristas que não fizerem o exame, além da suspensão do direito de dirigir em caso de reincidência no período de 12 meses. Com a sanção da lei, os exames voltarão a ser exigidos a partir do dia 1º de julho de 2023.

Agora, caso o motorista dirija veículo sem realizar o exame, haverá penalidade “multa (cinco vezes) e, em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses, multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir,” mas a lei não informou os valores.

Mulher some em voo de parapente e é resgatada em área de mata no Ceará

Uma mulher que decolou de parapente em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, foi resgatada na quarta-feira (3) depois de se perder durante o...

Ministro da CGU: Não há conduta ilícita atribuída a irmão de Lula até agora

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius Marques de Carvalho afirmou em entrevista à CNN nesta sexta-feira (5), que “até agora”, “não há...

Polícia apreende chinelos com maconha em presídio de MG

Policiais penais do Presídio de Paracatu, em Minas Gerais, encontraram uma substância semelhante a maconha escondida dentro do solado de um par de chinelos...