Reforma no Governo do Acre: veja os primeiros escolhidos por Gladson Cameli

O Diário oficial trará, nos próximos dias, as primeiras mexidas no primeiro escalão do Governo do Acre. Quem entra na gestão é de indicação pessoal do governador Gladson Cameli, que afastou o risco de nomear por critérios políticos e optou pelo perfil estritamente técnico. Veja os nomes e suas respectivas missões, lembrando que outras indicações serão feitas ao longo da próxima semana:

Janete assumirá a PGE

Janete Melo D´Albuquerque Lima – assumirá a Procuradoria Geral do Estado. É procuradora de carreira há mais de 20 anos e irmã do corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D´Albuquerque. Janete é a atual nº 2 da PGE e quem elabora a maioria dos pareceres em favor do governo, inclusive alguns que interessam diretamente ao governador.  É tida como alguém com compreensão moderna do Direito e da comunicação interna na gestão pública.

Antônio Carlos Aguiar Gouveia – O “Carlão, hoje adjunto da Educação, será secretário de Esportes. A pasta será desmembrada da Secretaria de Educação (SEE). O ex-jogador de voley e da Seleção Brasileira terá autonomia financeira e administrativa. Uma aquisição notável, por ser referência nacional e mundial na área. Terá a missão de captar recursos, promover eventos e até formar atletas que poderão se tornar revelação na região.

Ana Paula assumirá a Repac

Ana Paula Lopes Lima – A ex-secretária de Assistência social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres assumirá a Representação do Acre em Brasília. Na nova reforma, a Repac voltará á condição de escritório. O antecessor, Ricardo França, foi afastado por determinação do STJ, por ser investigado no ãmbito da Operação ptolomeu, e acabou exonerado há duas semanas.

Ana Paula, outra indicação pessoal de Gladson Cameli, tem vasto conhecimento em emendas parlamentares (já assessorou  os deputados César Messias, Vanda Milani e outros), bom trânsito nos corredores do Congresso nacional e ministérios. É disso que, na visão do governador, o Estado precisa para destravar a relação institucional do governo com o Legislativo e Executivo (Governo Lula).

EM DISCUSSÃO

Gladson decidiu desmembrar a política indígena da Secretaria de Meio Ambiente. A Secretaria dos Povos Indígenas será criada também, mas isso depende ainda de parecer da PGE e aprovação da Assembléia Legislativa, em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma questão de tempo, afinal a decisão já está tomada e a discussão avançada internamente.

Assumirá a nova pasta a assessora especial do Gabinete do Governador para Políticas Indígenas, Francisca Arara. uma das maiores especialistas da área no Brasil e mundo. É mais um perfil técnico e indicação pessoal do governador.

E para cuidar da Infraestrutura o escolhido é o engenheiro civil Beto Murad, de acordo com publicação exclusiva, na manhã desta quinta-feira, pelo oseringal.com (veja abaixo).

Gladson Cameli escolhe o filho de ex vice governador Labib Murad para o Deracre

Os principais desafios de Marcelo Paz à frente do Corinthians

O Corinthians oficializou, no último sábado (27), a contratação de Marcelo Paz, ex-CEO do Fortaleza. O contrato foi assinado até o final de 2026. O...

Padrasto de Virginia detona internauta após suposição envolvendo Vini Jr.

O sanfoneiro Danilo Nascimento, 39, namorado de Margareth Serrão, 60, mãe de Virginia, 26, usou as redes sociais, no último domingo (28), para rebater...

Zenit resiste em negociar Nino, alvo do Palmeiras na janela

O Zenit, da Rússia, esfriou interesse do Palmeiras em contratar o zagueiro Nino. De acordo com apuração da Itatiaia, a sinalização dos russos foi...