terça-feira, outubro 8, 2024

Top 5 desta semana

Notícias relacionadas

Reforma no Governo do Acre: veja os primeiros escolhidos por Gladson Cameli

O Diário oficial trará, nos próximos dias, as primeiras mexidas no primeiro escalão do Governo do Acre. Quem entra na gestão é de indicação pessoal do governador Gladson Cameli, que afastou o risco de nomear por critérios políticos e optou pelo perfil estritamente técnico. Veja os nomes e suas respectivas missões, lembrando que outras indicações serão feitas ao longo da próxima semana:

Janete assumirá a PGE

Janete Melo D´Albuquerque Lima – assumirá a Procuradoria Geral do Estado. É procuradora de carreira há mais de 20 anos e irmã do corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D´Albuquerque. Janete é a atual nº 2 da PGE e quem elabora a maioria dos pareceres em favor do governo, inclusive alguns que interessam diretamente ao governador.  É tida como alguém com compreensão moderna do Direito e da comunicação interna na gestão pública.

Antônio Carlos Aguiar Gouveia – O “Carlão, hoje adjunto da Educação, será secretário de Esportes. A pasta será desmembrada da Secretaria de Educação (SEE). O ex-jogador de voley e da Seleção Brasileira terá autonomia financeira e administrativa. Uma aquisição notável, por ser referência nacional e mundial na área. Terá a missão de captar recursos, promover eventos e até formar atletas que poderão se tornar revelação na região.

Ana Paula assumirá a Repac

Ana Paula Lopes Lima – A ex-secretária de Assistência social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres assumirá a Representação do Acre em Brasília. Na nova reforma, a Repac voltará á condição de escritório. O antecessor, Ricardo França, foi afastado por determinação do STJ, por ser investigado no ãmbito da Operação ptolomeu, e acabou exonerado há duas semanas.

Ana Paula, outra indicação pessoal de Gladson Cameli, tem vasto conhecimento em emendas parlamentares (já assessorou  os deputados César Messias, Vanda Milani e outros), bom trânsito nos corredores do Congresso nacional e ministérios. É disso que, na visão do governador, o Estado precisa para destravar a relação institucional do governo com o Legislativo e Executivo (Governo Lula).

EM DISCUSSÃO

Gladson decidiu desmembrar a política indígena da Secretaria de Meio Ambiente. A Secretaria dos Povos Indígenas será criada também, mas isso depende ainda de parecer da PGE e aprovação da Assembléia Legislativa, em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma questão de tempo, afinal a decisão já está tomada e a discussão avançada internamente.

Assumirá a nova pasta a assessora especial do Gabinete do Governador para Políticas Indígenas, Francisca Arara. uma das maiores especialistas da área no Brasil e mundo. É mais um perfil técnico e indicação pessoal do governador.

E para cuidar da Infraestrutura o escolhido é o engenheiro civil Beto Murad, de acordo com publicação exclusiva, na manhã desta quinta-feira, pelo oseringal.com (veja abaixo).

Gladson Cameli escolhe o filho de ex vice governador Labib Murad para o Deracre

Você não pode copiar o conteúdo desta página