Abusivo o gasto da Câmara Municipal de Rio Branco, com viagens e cursos sem necessidade para os parlamentares e seus assessores.
O Diário Oficial é a prova.
O presidente da casa Raimundo Neném (PSB) autorizou pagamento das despesas incluindo diárias de mais de 5 mil, passagens e taxa do curso, para o vereador N.Lima PP, ex presidente, e dois assessores seus. O mesmo curso acontece em cidades diferentes, sendo um em São Paulo – SP, onde vai estar o parlamentar e uma assessora, e o outro em João Pessoa – PB, com o tema; ‘Orientação ao Vereador’ – Guia Prático do poder Legislativo.
Esses cursos são oferecidos de maneira virtual, mas nada melhor que viajar com tudo pago pelo dinheiro público.
O mais absurdo de tudo é que o vereador sai de Rio Branco para aprender sobre o guia do poder legislativo, sendo que todos os parlamentares têm acesso direto a consultorias franqueadas e cópias do regimento da casa. Basta ler e interpretar.
O outro absurdo é um assessor ter que viajar para aprender a orientar o seu chefe.
Com os preços absurdos dos bilhetes aéreos no Acre, passagens para São Paulo e João Pessoa não saem por menos de R$ 6 mil ida e volta.
Se somar isso com mais de 5 mil em diárias e taxa de curso, a despesa da câmara com os três chega a quase 40 mil.
Os parlamentares de Rio Branco recebem muitas críticas por conta das viagens desnecessárias para fora do estado, enquanto a gestão Bocalom patina numa baixa popularidade e o povo não se sente representado pela maioria dos vereadores. Além de N.Lima, os assessores Marli Rodrigues da Silva Lopes e Carlos Gomes de Oliveira, são os dois outros viajantes.
2024 é ano de a população julgar o mandato de cada um, por isso é melhor andar na cidade e aparecer mais, aqui em Rio Branco, não mas belas cidades com tudo pago.