Bernadete Pacífico, liderança quilombola da Bahia, é assassinada

Bernadete Pacífico, de 72 anos, liderança quilombola baiana e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), foi assassinada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, na noite desta quinta-feira (17).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel onde estava a vítima, na cidade de Simões Filho, e efetuaram disparos com arma de fogo.

Segundo o filho de Bernadete, Wellington dos Santos, em entrevista à TV Bahia, na manhã desta sexta-feira (18), a mãe foi assassinada com tiros no rosto.

Bernadete Pacífico, líder quilombola, foi assassinada na Bahia — Foto: Conaq

Bernadete Pacífico, líder quilombola, foi assassinada na Bahia — Foto: Conaq

Mãe Bernadete, como era conhecida, é ex-secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e líder da comunidade quilombola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, criminosos invadiram o terreiro onde Bernadete estava. “O racismo religioso mata e produz violências reais”, escreveu a ministra.

Segundo a Conaq, Bernadete era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo. Ele era líder da comunidade Pitanga dos Palmares e foi assassinado há 6 anos.

“Mãe Bernadete, agora silenciada, era uma luz brilhante na luta contra a discriminação, o racismo e a marginalização”, afirma o comunicado do órgão.

 

“Atuava na linha de frente para solucionar o caso do assassinato do seu filho Binho e bravamente enfrentou todas adversidades que uma mãe preta pode enfrentar na busca por justiça e na defesa da memória e da dignidade de seu filho.”

Do G1

Volta Por Cima: Cacá obriga senhorinha a mentir para manter sua farsa

Cacá (Pri Helena) não mede esforços para manter sua falsa imagem de cuidadora de idosos em “Volta Por Cima”. Na tentativa de sustentar sua...

Garota do Momento: Beatriz se anima com segredo de Clarice e pede ajuda para Carmem

Beatriz (Duda Santos) descobre que Clarice (Carol Castro) perdeu a memória após ser atropelada por um bonde, em “Garota do Momento”. Alarmada, a jovem...

Brunson e Towns lideram vitória dos Knicks sobre os Bucks

O New York Knicks (26-14) recebeu o Milwaukee Bucks (20-17) neste domingo (12/1), no Madison Square Garden, e contou com um explosivo primeiro tempo...