Bernadete Pacífico, liderança quilombola da Bahia, é assassinada

Bernadete Pacífico, de 72 anos, liderança quilombola baiana e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), foi assassinada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, na noite desta quinta-feira (17).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel onde estava a vítima, na cidade de Simões Filho, e efetuaram disparos com arma de fogo.

Segundo o filho de Bernadete, Wellington dos Santos, em entrevista à TV Bahia, na manhã desta sexta-feira (18), a mãe foi assassinada com tiros no rosto.

Bernadete Pacífico, líder quilombola, foi assassinada na Bahia — Foto: Conaq

Bernadete Pacífico, líder quilombola, foi assassinada na Bahia — Foto: Conaq

Mãe Bernadete, como era conhecida, é ex-secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e líder da comunidade quilombola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, criminosos invadiram o terreiro onde Bernadete estava. “O racismo religioso mata e produz violências reais”, escreveu a ministra.

Segundo a Conaq, Bernadete era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo. Ele era líder da comunidade Pitanga dos Palmares e foi assassinado há 6 anos.

“Mãe Bernadete, agora silenciada, era uma luz brilhante na luta contra a discriminação, o racismo e a marginalização”, afirma o comunicado do órgão.

 

“Atuava na linha de frente para solucionar o caso do assassinato do seu filho Binho e bravamente enfrentou todas adversidades que uma mãe preta pode enfrentar na busca por justiça e na defesa da memória e da dignidade de seu filho.”

Do G1

Thayla Ayala surpreende ao dizer que deixou o Brasil por conta de perseguição

Thayla Ayala surpreendeu a todos ao revelar que o motivo de ter deixado o Brasil para morar nos Estados Unidos em meados de 2014...

Bruna Lombardi realiza noite de autógrafos

Na noite desta quinta-feira, 8 de maio, Bruna Lombardi realizou a noite de autógrafos do relançamento do livro “Filmes Proibidos”. Trata-se do primeiro romance...

Taty Girl comanda noite histórica no CTN com o espetáculo “Baú da Taty” em São Paulo

O forró vai tomar conta de São Paulo no próximo dia 9 de maio com o espetáculo “Baú da Taty”, no Centro de Tradições...