Eleições 2024; Kimpara não será vice de ninguém e duas mulheres são cotadas para compor com Marcus e Alysson

Se perguntarem ao senador Sérgio Petecão na chapa de quem ele gostaria de emplacar a sua mulher e vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, para a disputa de 2024, prontamente ele responderia: na de Marcus Alexandre, o novo reforço do MDB.

A escolha pessoal do senador é clara, muito embora ele não tenha encerrado os diálogos com o PP do secretário Alysson Bestene, o candidato do governador Gladson Cameli. Aliás, Marfisa deve ser, sim, a vice do engenheiro civil, por falta de opção dentro do “Glorioso”.

A liderança que pesaria na agremiação de Flaviano Melo seria o deputado Emerson Jarude, mas este já pulou fora do partido e deve se candidatar pelo Novo.

Com Marcus e Alysson definidos, o nome de vice já movimenta o bastidor político, apesar de cedo para a concretização de alianças.

Em cena, surge a figura da cardiologista Rejane Holanda (sem partido) para integrar a chapa de Alysson. Ela é mulher do deputado federal e oftalmologista Eduardo Veloso (UB), e entraria numa disputa com qualquer outro trazendo consigo “um mundo de gente ligado à Saúde e à própria densidade eleitoral do marido”, como definiu um dirigente partidário em conversa reservada com a reportagem.

O deputado estadual Adailton Cruz, presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sintesac) é um entusiasta da idéia, eleitor e apoiador. Esse apoio, aliás, reuniria toda a categoria de técnicos em enfermagem e enfermeiros também.

O Sindicato dos Médicos (Sindmed), diz o interlocutor, “estaria com Regiane nessa”, com toda a influência de grupos empresariais ligados ao setor. Além, claro, da turma do Samu e a simpatia do próprio secretário Pedro Pascoal e outras autoridades da Medicina que controlam clínicas de médio e grande porte no estado.

Surgiu a questão PSDB, partido do presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, que tenta emplacar o vice também. Pela frente, a articulação do governo terá um problemão a equacionar: o que seria do professor Minoru Kimpara, que já se lançou pré-candidato a prefeito, é secretário e aliado do governo e não tem a simpatia de todos para o desafio? O entorno do ex-reitor da Ufac adianta que ele não aceita ser vice de ninguém, e seus planos são a prefeitura ou um mandato federal.

Eis que Rejane (ela não está filiada a nenhum partido) poderia se tornar uma tucana, a depender das costuras que virão.

O Kimpara?

Rifado !!!!!

 

Veja 5 pontos necessários para que grandes petrolíferas voltem à Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que as companhias petrolíferas americanas voltarão à Venezuela, investirão as dezenas de bilhões de dólares necessários...

“Três Graças”: Viviane Araújo terá ponto em comum com Naná, de “Império”

Ainda neste mês de janeiro, Viviane Araújo, 50, fará sua primeira aparição em “Três Graças”. Na trama de Aguinaldo Silva, ela dará vida a Consuelo...

Desemprego na Alemanha atinge maior nível em 12 anos; 2026 segue desafiador

A Alemanha registrou o maior número de desempregados em doze anos em 2025 e este ano continuará sendo um período desafiador para a maior economia...