Justiça mantém condenação de 14 anos do Capitão Farias e manda excluir ele da PM

O capitão da Polícia Militar do Acre, Josemar Barbosa Farias, o Capitão Farias, deve ser excluído dos quadros da corporação. A decisão é da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, atendendo a pedido do Ministério Público. O Judiciário manteve condenação anterior e deu razão a um recurso dos promotores Bernardo Albano, Ildon Maximiano Peres e Marcela Cristina Ozório. O processo tem como alvos 22 pessoas, pelos crimes de integrar organização criminosa, corrupção ativa, prevaricação, peculato, tráfico de drogas, entre outros crimes.
Farias está em liberdade e aposentado. Deve perder o benefício.
Em 2021, o capitão Farias, que integrava o Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi condenado a 7 anos e 7 meses de prisão e à perda da função de policial militar. Ele era investigado desde 2018 por manter contato e utilizar a função de agente de segurança para favorecer determinada organização criminosa no Acre.
À época, a defesa de Josemar recorreu da decisão judicial, requerendo a anulação do processo, a absolvição do acusado, diminuição da pena e a cassação da decisão de perda da farda.
Além de manter a condenação, o Juízo do Colegiado decidiu, por unanimidade, dar provimento parcial ao recurso do MPAC, acatando o requerimento de aumento da pena, fixada em dez anos e três meses, em regime inicialmente fechado, e à perda do cargo público.
Ainda na decisão, o Colegiado negou o recurso da defesa pela anulação do processo, ao constatar que as provas dos autos foram obtidas em obediência ao devido processo legal.
Além de Farias, o MPAC também obteve condenação de mais 14 denunciados no processo.”

Após cancelamentos, lançamento de foguete deve acontecer nesta segunda (22)

Após três adiamentos, a FAB (Força Aérea Brasileira) definiu uma nova data para o lançamento do foguete HANBIT-Nano, a partir do Centro de Lançamento...

Após brigas familiares, marido de Isabel Veloso reage: “Não será tolerado”

O marido da influenciadora Isabel Veloso, 19, Lucas Borbas, emitiu uma nota oficial após algumas brigas familiares se tornarem públicas recentemente. “Lucas Borbas vem a...

Fabinho Soldado fica? Diretor do Timão admite procuras e fala de futuro

Executivo de futebol do Corinthians, Fabinho Soldado admitiu o interesse do Internacional em contratá-lo para a temporada de 2026. Após o título da Copa do Brasil — conquistado neste domingo (21)...