Um produtor musical identificado como Maurício Alkinder Stemberg, de 55 anos de idade, chocou a Internet ao aparecer tocando violão durante uma cirurgia de retirada de tumor no próprio cérebro, em Curitiba, Paraná.
No total, o paciente permaneceu acordado por cerca de 4h, mesmo tempo que durou o procedimento.
A operação foi realizada no Hospital Cajuru, do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em entrevista, o médico neurocirurgião responsável pelo procedimento, Carlos Alberto Mattozo, destacou que realizar a cirurgia enquanto o paciente está acordado é, em alguns casos, o mais indicado em operações cerebrais. Ainda segundo informações do especialista, o paciente teria se assustado ao receber a notícia da cirurgia no cérebro, devido à possibilidade de afetar as habilidades musicais.
“Eu estou muito feliz com os planos futuros. Vou ter condição, sem sequela. Maravilhoso. Deus abençoou as mãos do doutor”, comentou Maurício.
COMO ACONTECE A CIRURGIA
O médico ainda explicou ao jornal que, para o procedimento, os pacientes devem ser inicialmente sedados. Na sequência, a equipe médica fará uma neuronavegação com o objetivo de identificar a região cerebral e localizar o tumor. Em seguida, é feita uma incisão e a posterior abertura do osso do crânio.
Folha Vitória