Gladson tem 20 dias para apresentar plano de ação por verbas federais da Segurança Pública

O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício ao governador do Acre para informar que foi instaurado inquérito civil para apurar a elaboração de plano de ação no Estado do Acre para fins de recebimento de recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

O responsável pelo inquérito, procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, por meio do mesmo documento, requisitou ao Estado do Acre que informe sobre as providências adotadas para a elaboração do plano de ação para fins de recebimento de recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, nos termos das Portarias MJSP n. 439/2023 e 440/2023. O governo deve esclarecer detalhadamente sobre a existência de participação e controle sociais na formulação e implementação de políticas de segurança pública, além de apresentar cronograma de cumprimento do plano de ação.

Lucas Dias esclarece que o plano de ação estadual, conforme a Portaria MJSP n. 439/2023, deve ser composto por ações vinculadas às metas e às ações estratégicas dos planos nacional e estadual de segurança pública, e, também, estabelecer as áreas temáticas que deverão ser contempladas no plano: redução de mortes violentas intencionais, enfrentamento da violência contra a mulher e melhoria da qualidade de vida dos profissionais de segurança pública.

Especificamente sobre o ponto ‘redução de mortes violentas intencionais’, o MPF destaca que o art. 5º da portaria dispõe sobre os aspectos que devem ser compreendidos nas ações a serem desenvolvidas dentro dessa temática, tais como prevenção social e situacional da violência, utilização de câmeras corporais por profissionais de segurança pública e redução da letalidade policial.

O prazo para resposta ao ofício do MPF é de 20 dias.

Desvio no Iapen: condenados devem devolver R$ 4,3 milhões e perdem bens

Os 14 réus condenados por desvio milionário de combustíveis no Iapen também devem devolver R$ 4,3 milhões aos cofres públicos. Veja abaixo a reportagem...

Exclusivo: por desvio milionário no Iapen do Acre, ex-diretor, empresários e fazendeiros são condenados; Veja a lista

Catorze envolvidos no desvio milionário de combustíveis do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) foram condenados pela Justiça. As investigações apontaram prejuízo aos...

Flamengo vive pior início de temporada em 24 anos; veja números

Flamengo disputou oito jogos, perdeu cinco, empatou dois e venceu apenas um neste início de temporada Fonte: Metrópoles