Igreja Renovada ocupa filmoteca, espaço público, para 24 horas de culto, e movimento cultural questiona

“Entramos no relógio de 24h de adoração e clamor sobre o Acre, uma manhã poderosa na presença do nosso Deus e profetizamos um novo tempo sobre os céus da nossa cidade, Jesus Cristo é o Senhor”, é o anúncio na rede social (Instagram) da Igreja Renovada, que ocupou a Filmoteca, espaço público gerido pelo Governo do Acre, em circunstâncias ainda não explicadas, nesta sexta-feira (veja os vídeos abaixo).

Cenas viralizam especialmente nos grupos ligados à cultura, gerando desconforto ao governo e críticas pontuais por autoridades que não concordam com o que vêem. A Renovada é liderada pela apóstola Deise, tida como “extremamente conservadora”.

Uma das imagens de primeiro plano mostram Catarina Valente de Freitas, gestora de políticas públicas, analista comportamental e alta comissionada da Fundação Elias Mansour, entidade que tem controle administrativo sobre as políticas ligadas à cultura. Eventos dentro e fora dos objetivos culturais e esportivos, com o uso de estrutura estatal, não ocorreriam sem ordem expressa da FEM.

Seu presidente, o professor Minoru Kinpara, é presbiteriano, e enfrentou problemas diversos no passado ao empoderar igrejas evangélicas aproveitando-se da prerrogativa do cargo de reitor da UFAC, quando decidiu, deliberadamente, distribuir bíblias.

Minoru tenta se capitalizar como pré-candidato a prefeito de Rio Branco, e disputa a preferência do governador. O espaço é cedido a grupo de câmaras temáticas ligadas a diversos segmentos, informou reservadamente uma servidora da fundação.

A reportagem não conseguiu mais esclarecimentos e tentou, em vão, falar com a Catarina Valente pelo seu celular pessoal (final 84). O presidente Kinpara também não foi localizado.

 

Fábio de Luca, de “Êta Mundo Melhor!”, sobre ser gay: “Nunca fiz segredo”

Fábio de Luca, 45, comemora a estreia em novelas em “Êta Mundo Melhor!“. Na pele do atrapalhado detetive Sabiá, que ajuda a procurar o...

Mais de 170 mil brasileiros vivem em diálise por doença renal crônica

A doença renal crônica (DRC) é um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. Caracterizada pela perda lenta e progressiva...

Terras raras: por que são importantes e o que está em jogo?

Por décadas, as terras raras permaneceram fora do debate público, restritas às páginas técnicas da geologia e da química. Agora, estão no centro das atenções...