Pesquisa do Datafolha mostra que 29% dos brasileiros se dizem petistas e 25%, bolsonaristas

A polarização política no Brasil entre os apoiadores do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda é uma realidade entre o eleitorado mesmo após quase um ano da eleição presidencial de 2018. Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 15 de setembro, 29% dos eleitores se definem como petistas convictos, enquanto 25% afirmam ser bolsonaristas raiz.

Segundo a pesquisa, a parcela neutra – que diz não estar ligada nem a Lula nem a

Aqueles que dizem ser mais próximos do petismo são 11% e os mais alinhados ao bolsonarismo, 7%, enquanto 1% afirma não saber.

A permanência de apoiadores fiéis a Bolsonaro ocorre ao mesmo tempo em que o ex-presidente é alvo – direta ou indiretamente – de cinco investigações diferentes. Desde que deixou a Presidência, há nove meses, ele também teve o celular apreendido no âmbito das investigações sobre as fraudes nos cartões de vacinação e os sigilos fiscal e bancário quebrados no bojo da operação sobre a venda de joias recebidas durante viagens oficiais. Nesse mesmo período, também viu aliados próximos serem presos.

A pesquisa Datafolha foi realizada com 2.016 pessoas nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Aprovação estável de Lula

Na quinta-feira, 14, o Datafolha mostrou que a taxa de aprovação do governo Lula está estável enquanto a reprovação teve um crescimento entre os eleitores. Segundo o levantamento, 38% consideram a gestão do petista boa ou ótima, enquanto que 30% a avaliam como regular. Outros 31% acham o mandato do presidente ruim ou péssimo, e 2% não souberam opinar.

Também foi perguntado aos eleitores sobre a expectativa para o governo no futuro. Para 43% do eleitorado, será bom ou ótimo. Os que veem uma piora são 28%. Outros 27% preveem um mandato regular.

Folha Vitória

Waack: Corrupção, megaoperação e a atuação do STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes percebeu possíveis irregularidades na megaoperação realizada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho....

Autoridades mexicanas entram em confronto com grupo armado em Sinaloa

Autoridades do estado de Sinaloa, na costa do Pacífico do México, foram atacadas por um grupo armado nesta segunda-feira (3). O incidente deixou 13...

Missão do Japão fará auditoria final para liberar carne bovina brasileira

Uma comitiva do governo do Japão virá ao Brasil, em novembro, para realizar a auditoria final nos frigoríficos brasileiros que pode, enfim, concluir a...