Energisa prepara presente de Natal aos acreanos, com aumento de mais de 20% em dezembro

Para os Acreanos que já reclamam da alta na tarifa da energia elétrica, seria bom preparar o bolso para receber mais um aumento que a ENERGISA prepara para os consumidores locais,. Começa a valer em 13 de dezembro.
Campeã de reclamações dentre os acreanos, a única concessionária que opera os serviços no fornecimento de energia trouxe técnicos da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – ao Acre, para uma audiência pública pouco divulgada e que tinha como objetivo explicar o porque do aumento de 20,55%.
A empresa tem um orçamento alto com pagamento de mídia e pouca gente ouviu falar no evento, que por sinal não teve participação de nenhum representante político e contou com a presença do Procon, que praticamente avalizou os estudos apresentados pela empresa.
A revisão da tarifa de energia elétrica da Energisa Acre foi o principal tema tratado no encontro promovido pela Aneel na última quinta-feira (5/10). A reunião presencial, aberta à população, foi presidida pelo diretor da ANEEL Hélvio Guerra no Auditório da Federação do Comercio do Estado do Acre em Rio Branco/AC. A audiência contou com 33 participantes e cinco exposições orais.
Entre as autoridades presentes, estiveram a procuradora Alessandra Garcia Marques; o representante da classe rural do Conselho de Consumidores da Energisa  Acre, Antônio Sergiane; o diretor de Iluminação Pública da Prefeitura de Rio Branco, Neimar de Oliveira Dantas; e a presidente do Procon Acre, Alana Albuquerque.
Técnicos da ANEEL apresentaram indicadores de qualidade, componentes da tarifa e os cálculos relativos às tarifas da distribuidora, que atende 285 mil unidades consumidoras no estado do Acre. As novas tarifas da distribuidora passarão a valer em 13 de dezembro de 2023.
Os índices inicialmente calculados pela ANEEL e debatidos na audiência pública são os seguintes:
Empresa
Consumidores residenciais – B1
Energisa Acre
20,55%
Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão em média
Alta tensão em média
Efeito Médio para o consumidor
20,86%
27,31%%
22,07%
Também foi apresentada proposta da ANEEL para os limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2024 a 2028.
Entenda as diferenças entre os grupos de consumo
A diferença de efeitos entres os grupos de consumo se deve à variação dos itens de custos que compõem as tarifas e às novas tarifas de referência (TR) calculadas nas revisões tarifárias. O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
Revisão tarifária x Reajuste tarifário
A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo – nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP. Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecida.

Halo solar raro aparece em vila chinesa que passa 17 horas no escuro durante inverno

No ar cristalino do extremo norte da China, onde a escuridão toma conta de 17 horas de cada dia de inverno, um fenômeno natural...

Lady Gaga no Rio: secretário de Eventos antecipa confirmação de show; veja vídeo

Após diversos rumores de que Lady Gaga, 38, fará um show gratuito no Brasil em 2025, Rodrigo Castro, subsecretário de Eventos e Relações Institucionais...

Jared Leto compartilha registros de viagem pela Tailândia; veja fotos

O cantor e ator Jared Leto, 52, compartilhou neste sábado (21), registros nas redes de sua viagem à Tailândia. Ele mostrou que se encantou...