Veja 10 dicas para memorizar o conteúdo que cai no Enem

A cerca de um mês para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes em todo o Brasil começam a intensificar os esforços de preparação para as provas.

Na reta final dos estudos, muitos estudantes buscam por estratégias de memorização eficazes para assimilar e reter a vasta quantidade de informações, principalmente de conteúdos que têm mais dificuldades.

Pós-doutor e PhD em neurociências, Fabiano de Abreu explica que as práticas de algumas técnicas podem ajudar não apenas no bom desempenho no Enem, mas também na capacidade de memorização e redução do risco de déficits de memória no futuro.

O especialista alerta, no entanto, que é preciso tomar cuidado nos exercícios para evitar sobrecargas e acabar prejudicando todo o preparo para o exame, aplicados neste ano em 05 e 12 de novembro.

Existem exercícios que podem aumentar a capacidade de memorização e reduzir o risco de déficits de memória no futuro. No entanto, é importante ter cuidado ao realizar esses treinos para evitar sobrecargas. Aconselho que haja momentos de pausas para aumentar a produtividade do indivíduo“, orientou.

VEJA DEZ DICAS PARA POTENCIALIZAR OS ESTUDOS

Escolha um ambiente adequado

Antes de começar os estudos, encontre um local tranquilo, iluminado e livre de distrações para manter o foco.

Grave os estudos

Utilize um gravador de áudio e leia em voz alta os textos e os conceitos-chave. O ato de ouvir e falar ajuda na retenção das informações.

Anote todas as informações

Faça anotações organizadas em forma de tópicos enquanto estuda. Escrever o conteúdo de maneira resumida ajuda a tornar o assunto mais claro em sua mente.

Divida as anotações

Divida suas anotações em blocos de papel ou cartões e coloque-os em lugares visíveis, como na parede do seu quarto. Isso facilita a revisão constante.

Leia em voz alta

Leia em voz alta o material de estudo, linha por linha, até conseguir memorizar todas as palavras e os conceitos importantes do texto.

Escreva aquilo que lembrar

Após decorar o texto, escreva tudo o que você recorda. Isso ajuda a reforçar o que foi aprendido.

Ensine alguém

Uma ótima maneira de fixar o conteúdo é ensiná-lo a outra pessoa. Isso exige uma compreensão profunda e permite reter mais informações sobre o assunto.

Ouça suas gravações

Aproveite momentos ociosos, como viagens ou caminhadas, para ouvir suas gravações de áudio. Isso serve para revisar e consolidar o conhecimento.

Faça intervalos

Estabeleça pequenas pausas durante o estudo para ajudar na fixação dos conteúdos. No entanto, evite abusar dos intervalos, afinal o excesso pode prejudicar a memorização.

Crie mapas mentais

Organize as informações usando símbolos, imagens e gráficos. Essa técnica facilita a memorização ao associar o conteúdo com algo já conhecido, criando uma estrutura visual.

Venezuela está pronta para negociar acordo com os EUA, diz Maduro

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que seu regime está pronto para fazer um acordo de combate ao narcotráfico com os Estados Unidos....

MTV Music encerra programação com clipe em homenagem à história do canal

A MTV decidiu encerrar os canais dedicados à exibição de videoclipes 24 horas — MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV...

Gabigol estreou no jogo de despedida de Neymar no Santos; relembre

Gabigol retornará ao Santos após um intervalo de 8 anos afastado da Vila Belmiro. Após passagens pela Inter de Milão, Benfica e Flamengo, o...