quarta-feira, abril 24, 2024
InícioDESTAQUEAlan Rick atende indústria frigorífica e matadouros e atua para o Acre...

Alan Rick atende indústria frigorífica e matadouros e atua para o Acre exportar carne suína ao Chile

Publicado em

 

Em Brasília, o senador Alan Rick (União Brasil) tem defendido que a habilitação da carne suína acreana para a exportação seja incluída entre os objetivos da Missão Chilena ao estado. O senador colocou isso em reunião, nesta quarta-feira, 01, com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), José Francisco Thum, que entregou ofício do Sindicato das Indústrias Frigoríficas e Matadouros do Acre (Sindicarnes) solicitando apoio na articulação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O MAPA tem papel fundamental na interlocução com a missão chilena para que os técnicos avaliem as condições sanitárias do estado e a planta do frigorífico que já exporta para o Peru, República Dominicana e outros países e gera centenas de empregos diretos e milhares de indiretos.

“Inicialmente a missão é somente para carne bovina, o estado do Acre conta com uma moderna indústria frigorífica de carne suína, a DOM PORQUITO AGROINDUSTRIAL S/A e atualmente ocupa a 9ª posição no ranking brasileiro em número de abates de suínos. Portanto, uma habilitação ao Chile vai contribuir com o desenvolvimento da suinocultura e da economia do estado do Acre” – diz o documento.

Para quem não sabe, o Chile é um dos principais destinos das exportações brasileiras. Em 2022, foi o 3° maior importador de carne suína do Brasil.

O senador Alan Rick esclareceu que ainda não há data firmada para a vinda da missão chilena ao Acre, mas que está comprometido em colocar a carne suína, além da bovina, na rota.

“Estamos a pouco mais de 700 km de um dos maiores mercados do mundo em destinação de carnes suínas. Nosso estado já é livre de febre aftosa sem vacinação e da peste suína clássica. É uma grande oportunidade, não só por incentivar a relação comercial acreana com o Chile, mas também para fortalecer a nossa agroindústria, promovendo nossos potenciais produtivos para mais países. Temos desafios a superar, mas eles não são maiores do que o potencial que nosso frigoríficos de bovinos e de suínos têm pra ganhar novos mercados.” – colocou o senador.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, se mostrou otimista. “Temos grandes oportunidades. Vamos trabalhar essa questão da habilitação para o Chile e para toda a América Central. O Acre é um dos cinco estados que a República Dominicana reconheceu livre da febre aftosa sem vacinação. Primeira vez que um país reconhece cinco estados brasileiros. Conseguimos 55 habilitações para exportação. Estamos caminhando muito bem.” – colocou.

Animado com a prospecção de mais emprego e renda para os acreanos, Alan Rick também destacou as emendas que tem destinado para apoiar o setor produtivo como um todo. “Vamos, em breve, ter a primeira Unidade de Produção de Leitões do estado que será construída com emenda do nosso mandato para aumentar a nossa produção. Tenho colocado recursos para o fortalecimento da agricultura, desde a produção de hortaliças, até culturas como café, açaí, macaxeira, cana de açúcar, cacau e outras, investido em infraestrutura com a recuperação de ramais, pontes, rampas e portos que alcançam aqueles que trabalham com muito esforço pela agropecuária acreana” – afirmou.

Copiar

Últimas Notícias

Vídeo do deboche em Paris: operação contra jogos de azar apreende bens e bloqueia contas de mais 4 influencer´s do Acre

A influencer acreana Gleyna Natasha Silva debochou, debochou....até que foi acordada pela polícia, na...

Serviço Social do Hospital do Idoso proporciona reencontro de paciente separado da família há 30 anos

Morador de Acrelândia, interior do Acre, Gilberto Lima, de 76 anos, reencontrou a família,...

Deputada bolsonarista mandou e hacker executou invasão ao sistema do CNJ, diz PGR

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou a deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) e...

Candidato a pai aos 60 anos, senador Márcio Bittar brinda reencontro com filho psicólogo após 3 décadas

Impossível negar a semelhança entre Pedro Márcio Almeida Bittar e o pai, o senador...

Moraes dá cinco dias para o X explicar lives de contas bloqueadas pela Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o X (antigo...

Você não pode copiar o conteúdo desta página