Nesta segunda-feira, 20, os membros do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) definiram os candidatos que compõem a lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça, que exercerá o cargo no biênio 2024-2026.
Foram escolhidos o atual procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, que obteve 77 votos; o procurador de Justiça Celso Jerônimo de Souza, que alcançou 55 votos; e, com 51 votos, o promotor de Justiça Glaucio Shiroma Oshiro completa a lista. A procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues também participou do processo e obteve 26 votos.
O processo eleitoral ocorreu das 8h às 17h e marcou a primeira eleição do MPAC realizada por meio do voto eletrônico. Foram contabilizados 88 votos, o que representa a participação de 100% do quadro de membros da instituição.
Sob a coordenação da procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, a Comissão Eleitoral realizou a apuração dos votos e anunciou o resultado imediatamente após o encerramento da votação. “A eleição ocorreu de forma bastante tranquila, sem o registro de intercorrências. Pudemos usufruir de toda a segurança e agilidade fornecidas pelo sistema adotado para realizar a eleição, que contou com a participação de 100% dos membros”, disse a procuradora Gilcely Evangelista.
A lista tríplice será entregue ao governador do Estado, Gladson Cameli, que terá o prazo de até 15 dias para realizar a nomeação de um dos candidatos.