Vídeo: vítima de importunação sexual revela proposta do diretor-geral de polícia civil, Henrique Maciel

Ouvida durante as investigações de importunação e assédio sexuais dentro do Departamento de Polícia Civil do Acre, uma mulher admitiu ter recebido propostas indecentes do diretor-geral, Henrique Maciel.

Vídeo obtido pela reportagem detalham parte das declarações da vítima, feitas a um colegiado independente, ligado ao movimento civil organizado, que colhe provas contra o delegado. Henrique já é investigado por tráfico de influência e perseguição implacável a servidores público subordinados a ele.

A mulher relata que o diretor-geral lhe prometeu privilégios na carreira de servidora pública caso ela aceitasse passar uns dias com ele em Porto Velho. “Se você fizer isso, isso e isso….”, conta ela. O detalhamento do assédio consta em outro vídeo.

A vítima, após negar a proposta, foi exonerada de cargo de diretoria de departamento, com alta responsabilidade técnica e administrativa, por determinação do seu chefe investigado.

A Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Acre), cobrou a abertura de inquérito civil, no âmbito do Ministério Público (veja ao lado). O episódio soma crimes de perseguição administrativa com o as provas que faltavam para o enquadramento penal de Henrique Maciel: privilégios na carreira de servidor público por favores sexuais.

Para abrir procedimento investigatório, ensina um advogado ouvido pela reportagem, o Ministério Público não precisa ser provocado.

“Trata-se de crime de ação penal pública incondicionada. Ou seja, o Estado deve investigar independente da vontade da vítima. É diferente de um crime de ameaça, por exemplo, quando a vítima decide se quer ou não levar o caso adiante”, explicou.

A Adepol, no documento protocolado no MP, acentua que há outros depoimentos de vítimas contando histórias semelhantes de importunação e assédio sexual. A identidade das vítimas será preservada e a voz, no caso publicado agora, foi modificada.

Assista abaixo:

Guardiola promete defender as vítimas de conflitos globais

Pep Guardiola afirmou que continuará usando sua posição como técnico do Manchester City para defender as vítimas de conflitos e violência globais. Guardiola falou em...

Palmeiras x Vitória: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Palmeiras e Vitória medem forças pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto acontece nesta quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), na Arena Barueri, em...

Ações de empresas com terras raras no Brasil disparam após anúncio de Trump

As ações de empresas com projetos de terras raras no Brasil dispararam e registraram altas de até 12% no fechamento do mercado da última...