Vídeo: vítima de importunação sexual revela proposta do diretor-geral de polícia civil, Henrique Maciel

Ouvida durante as investigações de importunação e assédio sexuais dentro do Departamento de Polícia Civil do Acre, uma mulher admitiu ter recebido propostas indecentes do diretor-geral, Henrique Maciel.

Vídeo obtido pela reportagem detalham parte das declarações da vítima, feitas a um colegiado independente, ligado ao movimento civil organizado, que colhe provas contra o delegado. Henrique já é investigado por tráfico de influência e perseguição implacável a servidores público subordinados a ele.

A mulher relata que o diretor-geral lhe prometeu privilégios na carreira de servidora pública caso ela aceitasse passar uns dias com ele em Porto Velho. “Se você fizer isso, isso e isso….”, conta ela. O detalhamento do assédio consta em outro vídeo.

A vítima, após negar a proposta, foi exonerada de cargo de diretoria de departamento, com alta responsabilidade técnica e administrativa, por determinação do seu chefe investigado.

A Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Acre), cobrou a abertura de inquérito civil, no âmbito do Ministério Público (veja ao lado). O episódio soma crimes de perseguição administrativa com o as provas que faltavam para o enquadramento penal de Henrique Maciel: privilégios na carreira de servidor público por favores sexuais.

Para abrir procedimento investigatório, ensina um advogado ouvido pela reportagem, o Ministério Público não precisa ser provocado.

“Trata-se de crime de ação penal pública incondicionada. Ou seja, o Estado deve investigar independente da vontade da vítima. É diferente de um crime de ameaça, por exemplo, quando a vítima decide se quer ou não levar o caso adiante”, explicou.

A Adepol, no documento protocolado no MP, acentua que há outros depoimentos de vítimas contando histórias semelhantes de importunação e assédio sexual. A identidade das vítimas será preservada e a voz, no caso publicado agora, foi modificada.

Assista abaixo:

2º projeto sancionado de Socorro Neri torna obrigatorios água potável e saneamento básico em todas as escolas públicas do país

A educação brasileira ganha um importante reforço com a sanção da lei que torna obrigatória a oferta de água potável e saneamento básico em...

Poupança tem saída de R$ 2,9 bilhões no mês de novembro

Os brasileiros sacaram R$ 2,9 bilhões líquidos na caderneta de poupança em novembro, conforme dados do Banco Central (BC) divulgados nesta sexta-feira (5/12). No...

Afonso Fernandes toma posse como presidente do Parlamento Amazônico e passa a comandar a maior articulação parlamentar da Amazônia Legal

O deputado acreano Afonso Fernandes (Solidariedade), assumiu nesta quarta-feira a presidência do Parlamento Amazônico, passando a liderar oficialmente a maior articulação política entre os...