Asfalta Rio Branco: Bocalom assinou contratos “no fiado”, não tem como pagar empréstimo e oferece FPM como garantia ao Banco do Brasil

O prefeito Tião Bocalom assinou contratos para recuperar as ruas de Rio Branco sem qualquer garantia de que haverá recursos para tocar a obra. Uma grave divergência legal foi identificada na aprovação do empréstimo de R$ 190 milhões.
Os vereadores da capital voltam a se reunir, emergencialmente, nesta semana, para tentar reparar o erro, enquanto o prefeito reúne empresários, anuncia programas de recuperação de vias urbanas sem a certeza de que o dinheiro cairá na conta. O grande problema é como pagar as parcelas do empréstimo junto ao Banco do Brasil.
Bocalom mandou mensagem à Câmara Municipal no último dia 19, mesma data em que fez um ato político-eleitoral anunciando os serviços. A mensagem era protocolada na Câmara no instante em que o prefeito dava como certo o investimento e, numa atitude presunçosa, afirmava que “o município está bancando obrigações do estado.
O prefeito pede autorização para alterar a Constituição Federal. O texto (veja acima) diz que o Governo federal agiria como um espécie de avalista, retendo, na fonte, o Fundo de Participação do Município (FPM) como contra garantia.  Essa alteração deve ser considerada inconstitucional. O Programa Asfalta Rio Branco está seriamente ameaçado.
O que chama atenção é a tentativa de ganhar popularidade política sendo que o empréstimo nem foi autorizado pelo governo federal e o prefeito já fez a assinatura dos contratos.
Pergunta que não quer calar:
Como fez a assinatura dos contratos se o empréstimo ainda não foi liberado pelo governo federal ?
Como fez esse ajuste fiscal no orçamento?
“O prefeito está fazendo audiência pública nas regionais contanto com o ovo antes msm antes da galinha botar ele”, ironizou o vereador Fábio Araújo.

Estudo sugere que carne vermelha pode reduzir mortes ligadas ao câncer

Um estudo feito na Universidade McMaster, no Canadá, analisou os efeitos do consumo de proteína animal na saúde e trouxe um resultado inesperado. De...

Chá anti-inflamatório ajuda a reduzir o estresse e o açúcar no sangue

O chá de camomila é uma infusão tradicional no Brasil. Através de suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e calmantes, a bebida ajuda a reduzir o...

Major Rocha disputaria a Câmara, Mara confirma candidatura ao Senado e vira ameaça real a Petecão, Bittar e Jorge Viana

A jornalista e ex-deputada federal Mara Rocha disse ter garantias de que sua candidatura ao Senado Federal está assegurada na chapa de Alan Rick,...