Governo Lula reconhece emergência em 17 cidades do Acre e ministro comunica decisão ao governador

O ministro Waldez Goes (Desenvolvimento Regional) comunicou, em telefonema, ao governador Gladson Cameli, na tarde de domingo, que o governo federal reconheceu a emergência decretada pelo Governo no Acre em Rio Branco e outros 16 municípios, em razão das cheias dos rios e igarapés. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também conversou com Cameli.  Os ministros devem visitar as regiões mais críticas, atendendo ao convite do Estado.

Pela manhã, o governo do estado definiu ações emergenciais para enfrentar as enchentes que assolam diversos municípios acreanos.

Toda a estrutura possível do governo do Estado está à disposição das prefeituras de Tarauacá, Assis Brasil, Plácido de Castro e Jordão neste momento difícil, informou a Comunicação Social do governo local.

A cidade de Jordão, especialmente afetada pela cheia do Rio Tarauacá, recebeu insumos essenciais no sábado, 24, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Com cerca de 40% da área urbana comprometida e o hospital de referência inundado, a população local enfrenta uma situação crítica. O secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal, esteve pessoalmente na cidade para coordenar a entrega de suprimentos, destacando a importância do apoio neste momento difícil.

Insumos foram levados de avião para Jordão em uma ação emergencial do governo do Estado. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Assis Brasil também decretou Situação de Emergência, enquanto na capital, Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, atingindo 15,46 metros neste domingo, 25. Ainda no último sábado, 24, o governador Cameli visitou pessoalmente os pontos de transbordamento em Rio Branco e nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, levando donativos e reforçando o compromisso do governo com a região.

A tendência, segundo institutos de acompanhamento ambiental, é de aumento das águas, agravando a situação nos municípios ainda nos próximos dias.

Governador vai a Brasília para conseguir apoio e recursos para as cidades acreanas atingidas pela cheia dos rios. Foto: Pedro Devani/Secom

“Estamos mobilizando todos os recursos do Estado para enfrentar essa situação crítica. Nossa prioridade é garantir o suporte necessário aos municípios afetados. Agradeço o apoio do governo federal e reforço nosso compromisso com a população acreana. Estamos unidos para superar essa adversidade juntos”, declarou o governador.

Beatriz Reis relata perrengue em avião: ‘Só Jesus na causa’

Beatriz Reis usou as redes sociais para contar que passou por um perrengue durante um voo. A ex-BBB disse que teve pertences quebrados por...

‘Já deu uma chupada hoje?’, pergunta Mani Reggo em vídeo

Neste sábado, 18 de janeiro, Mani Reggo postou, no Instagram, mais um quadro do Empreendaê Mulher. Na gravação, a influenciadora fala de mais uma...

Copacabana Palace: saiba dos famosos que já moraram no luxuoso hotel do Rio

Jorge Ben Jor é uma das celebridades que reside em um dos hotéis mais famosos do Rio de Janeiro, o Copacabana Palace. Mas ele...