PM abre inquérito contra militares que invadiram casa sem ordem do juiz; Velório de idosa reúne parentes e amigos

O Governo do Acre abriu investigação para apurar a conduta de quatro militares que invadiram sem ordem judicial a residência de uma família, no Bairro da Pista, em Rio Branco. A idosa Maria José Pereira, de 67 anos, passou mal no dia da invasão e faleceu no Pronto=Socorro de Rio Branco nesta terça-feira. Em nota, a governo comunica as providências adotadas e manifesta pesar à família da mulher. Os militares suspeitos de abuso continuam nas ruas. Os policiais perseguiam um homem acusado de roubo que tentou se esconder na casa. A guarnição entrou em luta corporal com quatro mulheres e uma delas, parente do suspeito, foi presa por desacato.  Durante a confusão, dona Maria foi levada ao hospital com princípio de infarto. Nesta terça ela faleceu após uma parada cardíaca.

No velório de dona Maria José (veja mais abaixo na reportagem do jornalista Jota Guimarães), familiares e amigos se mostraram revoltados e pediam justiça. Um dos fparentes afirmou que a polícia foi comunicada sobre os problemas cardíacos enfrentados pela matriarca da família, o que foi, segundo ele, ignorado pela guarnição.

Leia a nota do Governo do Acre

O governo do Acre, por meio do Comando-Geral da Polícia Militar, vem manifestar o seu mais profundo pesar pelo falecimento da senhora Maria José Pereira, 67, ocorrido nesta terça-feira,13, no Pronto Socorro.

Na oportunidade, informamos que a Corregedoria desta instituição, diante dos fatos narrados por familiares e advogados da família da senhora Maria José, durante ocorrência em sua residência no bairro da Pista, está tomando as medidas legais cabíveis ao caso, inclusive com instauração de Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos policiais envolvidos na citada ocorrência.

A Polícia Militar e o governo do Acre não coadunam com qualquer tipo de ação que fuja ao que estabelece as constituições Federal e Estadual sobre direitos e deveres do cidadão e que, tampouco, ferem as prerrogativas dos advogados envolvidos, um direito estabelecido em lei.

Aos familiares da senhora Maria José, as nossas mais sinceras condolências e a certeza de que a Polícia Militar do Acre tudo fará para que a investigação seja célere.

Coronel Luciano Dias
Comandante da Polícia Militar do Acre

 

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após anúncio de Trump

Índia e Paquistão confirmaram o acordo de cessar-fogo imediato anunciado pelo presidente americano Donald Trump, na manhã deste sábado (10). Após o quarto dia consecutivo...

Senna Tower: quanto vai custar um apartamento no maior prédio do mundo?

Balneário Camboriú, no litoral Norte de Santa Catarina, ostenta o metro quadrado mais caro do Brasil. Segundo levantamento da FipeZAP, o espaço em BC estava...

Raul Seixas será tema de próxima exposição do MIS

O músico Raul Seixas será o tema da próxima exposição do Museu da Imagem e do Som (MIS) São Paulo. A instituição já homenageou...