Morre Manoela, no Hospital da Criança; Remédio mais caro do mundo aguardava condições clínicas para ser aplicado

Morreu na madrugada desta quarta-feira, no Hospital da Criança, em Rio Branco, a pequena Manuela da Silva Galdino, de 6 meses de idade. A menina sofria de Atrofia Muscular Espinhal (AME) e  estava internada havia 5 meses à espera de uma melhora do quadro clínico para receber a medicação Zolgensma, considerado o mais caro do mundo (6 milhões).

O remédio está no Grupo 1 A do Ministério da Saúde, que fornece gratuitamente. Mas somente pode ser administrado quando o paciente está fora da respiração mecânica por no mínimo 16 horas ao dia. No caso de Manuelle, ela era monitorada em respiração por aparelhos 24 horas ao dia.

A criança também era alimentada exclusivamente por meio intravenoso, devido o trato digestivo não conseguir absorver adequadamente os nutrientes o não funcionamento do intestino.

O governador Gladson Cameli e o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, fizeram articulações junto ao Ministério da Saúde para a liberação do Zolgensma, e a aplicação do remédio estava dependendo apenas da evolução clínica de Manuelle. O deputado Eduardo Velloso também prestava auxílio.

Um pedido de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) foi aceito e a UTI Aérea foi colocada à disposição de Manuela para a qualquer momento. No entanto, a neurologista Adriana Ortega, de Curitiba (PR), contratada pelos pais de Manuela, a partir de uma consulta por videoconferência procedeu a um diagnóstico fundamentado e decidiu que a menina não tinha condições de seguir a outro centro médico fora do Acre. O laudo que a reportagem publica abaixo é datado de 24 de fevereiro deste ano.

“O problema nunca foi financeiro, muito embora seja uma medicação caríssima. Nós conseguimos administrar duas doses do Spinraza, mas a gravidade do quadro clínico de Manuela não permitiu que completássemos um ciclo medicamentoso”, disse há pouco o secretário.

Sobre o fornecimento da Zolgensma

Medicamentos cujo financiamento está sob a responsabilidade exclusiva da União. É constituído por medicamentos que têm elevado impacto financeiro para o Componente, por aqueles indicados para as doenças com tratamento mais complexo, para os casos de refratariedade ou intolerância à primeira e/ou à segunda linha de tratamento, e por aqueles que se incluem em ações de desenvolvimento produtivo no complexo industrial da saúde. Os medicamentos do Grupo 1 se dividem em:

Grupo 1A – medicamentos cuja aquisição é centralizada pelo Ministério da Saúde e a responsabilidade pelo armazenamento, distribuição e dispensação é das Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal. O Zolgensma foi incluído no rol de medicamentos e procedimentos que possuem cobertura dos planos de saúde no Brasil

Sobre a AME

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença genética rara e grave que tem incidência mundial aproximada de 1:10.000 nascidos vivos, dos quais cerca de 45% a 60% dos casos são AME do tipo 1, forma mais grave da doença, sendo a principal causa de mortalidade infantil decorrente de uma doença genética. É causada pela alteração do gene que codifica a proteína SMN (survival motor neuron), molécula necessária para a sobrevivência do neurônio motor, responsável pelo controle do movimento muscular1. 

A nota de pesar, por amigos

Lutamos incansavelmente! Manuella você foi nosso maior aprendizado, amor e dor. Não existem palavras que uma família pode falar nesse momento. Em nome de toda família da Manuella peço que orem por essa MÃE, que lutou contra tudo e contra todos, mas que foram vencidas
To. Que Deus
traga o conforto necessário.

 

 

 

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...